Baixos preços e início da colheita de cana-de-açúcar fazem álcool valer a pena
Do R7, com Agência Estado
O preço do etanol nos postos brasileiros despencou nas últimas semanas e agora começa a atrair o consumidor. Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o litro do combustível estava sendo vendido a R$ 1,762 (média nacional) na última semana. O valor é 10,14% menor do que há um mês.
Na média nacional, o preço do etanol voltou para abaixo do limite de 70% do preço da gasolina, piso estipulado por especialistas para que compense abastecer com álcool e não com gasolina.
Segundo a pesquisa da ANP, o litro do etanol caiu 4,13% apenas na semana passada. Em São Paulo, a queda foi ainda maior, de 6,41%, para R$ 1,516 por litro. Agora, diz a ANP, o biocombustível já é vantajoso com relação à gasolina em seis Estados: Tocantins, Bahia, São Paulo, Paraná e Mato Grosso.
O vice-presidente do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), Alísio Vaz, diz que o movimento é perceptível.
- Nas últimas duas semanas, as empresas começaram a perceber aumento na demanda.
Para o presidente do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), José Alberto Paiva Gouveia, o consumidor ainda está hesitante.
Em alguns postos do Estado, inclusive na capital, já é vantajoso trocar a gasolina pelo etanol, mas os donos de carros ainda estão cautelosos.
O mercado espera que o número de motoristas que usam etanol se amplie nas próximas semanas, diante dos baixos preços e do início da colheita de cana-de-açúcar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.