Últimos artigos
Consumo de gás natural no País cresce 55% em outubro 22/12/2010
União desvia R$ 43 bi de fundo de telecomunicação 22/12/2010
Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista 22/12/2010
Cartão aluguel pode ser ampliado 22/12/2010
Em 2010, nº de celulares pode passar de 200 milhões 22/12/2010
Regras disciplinam mediação e conciliação 16/12/2010
Nova lei obriga noivos acima de 70 anos a ter separação de bens 16/12/2010
Quase metade da população brasileira tem veículo próprio 16/12/2010
Livros de papel e os clubes de leitura continuam em alta no Brasil 16/12/2010
Equipamentos eletrônicos sem utilidade serão recolhidos para reciclagem no Rio 16/12/2010
Rio - Páscoa é tempo de chocolate, mas todo cuidado é pouco para evitar os males da obesidade infantil. Como as crianças costumam ser presenteadas com vários ovos, que parecem durar o ano todo, é preciso ficar atento: consumo superior a 30g diárias, por um período de 3 a 4 meses, é o suficiente para que a criança já apresente sobrepeso.
Para preservar a saúde da garotada, a nutricionista Elaine Pádua dá algumas orientações. Em primeiro lugar, aconselha que a família procure dar menos ovos e de menor tamanho às crianças. “O ideal é que sejam ovos de 100 a 150g”, diz. Uma alternativa é, em conjunto com a criança, fazer uma doação dos ovos excedentes. Portanto, o melhor é evitar os produtos que vêm com brinquedos dentro, pois assim os pequenos não vão querer abrir todos ao mesmo tempo para pegar os brindes, mantendo-os intactos para doação.
MOCINHO E VILÃO
O tipo de chocolate mais saudável, diz Elaine, é o amargo. Ele tem mais massa de cacau, que contém polifenol, substância que ajuda a diminuir o mau colesterol. Segundo ela, o branco é o mais nocivo, uma vez que não contém massa de cacau e sim manteiga de cacau. “Tem mais gordura e por isso é mais calórico”, completa.
Apesar de serem feitos de chocolate, os bombons, segundo Elaine, também devem ser evitados. Isto porque o recheio contém gordura trans, que eleva o colesterol.
Dos chocolates diet e light deve-se fugir. Eles são indicados apenas para quem tem diabetes, pois são livres de açúcar. Mas as gorduras estão presentes, e portanto não evitam o ganho de peso. Além disso, os adoçantes são ruins para crianças, pois podem causar déficit de atenção.
Como O DIA noticiou ontem, a obesidade infantil atingiu o maior índice de todos os tempos. Dependendo da faixa etária, chega a 17% o percentual de crianças obesas no Brasil. Com isso, cada vez mais os pequenos desenvolvem doenças de adulto: colesterol alto, hipertensão e diabetes tipo 2.
RECEITAS
Outra opção, diz a nutricionista, é derreter parte dos ovos, para servir aos poucos, dia a dia, com frutas ou receitas saudáveis.
COM FRUTAS
Use o chocolate como calda sobre pedaços de frutas. As fibras delas evitam o pico de glicema (aumento de açúcar no sangue).
MUFFIN DE CHOCOLATE
Ingredientes
1 1/2 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 colheres (sopa) de linhaça moída
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 1/2 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de aveia em flocos
Modo de fazer
Bater os ingredientes na batedeira. Untar as forminhas com manteiga e farinha de trigo. Levar ao forno por 40 minutos a 200°C
Para a cobertura
Derreter o chocolate do ovo excedente (aproximadamente 1 1/2 colher de sopa para cada bolinho).