JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Anulado após fraude, novo exame da OAB será no dia 18 de abril

Fonte: G1 26/3/2010

Texto enviado ao JurisWay em 27/03/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



2ª fase da prova foi cancelada por suspeita de vazamento. Suposta fraude está sendo investigada pela Polícia Federal

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou nesta quinta-feira (25) que a segunda fase do Exame de Ordem será no dia 18 de abril. A prova foi anulada em 7 de março por suspeita de vazamento- um candidato teria sido flagrado com o gabarito durante a realização do exame, em Osasco (SP).

A nova data foi definida pelo Conselho Federal da OAB nesta tarde. O horário de aplicação da prova é aquele já estipulado em edital. A fraude está sendo investigada pela Polícia Federal. O Exame de Ordem habilita bacharéis de Direito a exercerem a advocacia.

Vazamento

Segundo as denúncias, um candidato teria tido acesso à prova antes de sua aplicação, no dia 28 de fevereiro passado. O vazamento teria sido da prova prática de Direito Penal. O exame foi aplicado de forma unificada em todo o país. No total, 18,7 mil candidatos fizeram as provas em 155 locais. Em Osasco, cidade onde foi detectada a suposta fraude, 152 bacharéis foram aprovados para a segunda fase do exame.

“A anulação é para preservar a imagem da Ordem, a credibilidade do exame e, sobretudo, também preservar a qualidade dos colegas que vão entrar na profissão, disse o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, na ocasião do cancelamento da segunda fase do exame. “É muito mais seguro para todos que esse exame seja refeito.”

A prova cancelada em 7 de março é a terceira de 2009 –todos os anos, a Ordem realiza três exames de hablitação de bacharéis.

A decisão sobre o cancelamento da prova foi tomada pelo Colégio de Presidentes das 27 Seccionais da OAB, em reunião em Brasília. Além da decisão, o caso está sendo investigado pela Polícia Federal a pedido da OAB, que solicitou ainda uma sindicância ao Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), que realiza o exame em parceria com a instituição.

As investigações feitas pela PF estão sendo mantidas em sigilo.

Custos

O custo para reaplicar a prova da 2ª fase do exame da Ordem deverá ser de R$ 1,3 milhão, segundo o Cespe, órgão vinculado à Universidade de Brasília (UnB) que realiza o exame em parceria com a OAB. O valor é semelhante ao da primeira prova.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados