JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

RJ: Cartilha da CEG traz orientações para consumidor

Fonte: Portal do Jornal O Globo 22/3/2010

Texto enviado ao JurisWay em 22/03/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

RIO - Para garantir a segurança do consumidor, a CEG lançou uma cartilha com orientações sobre manutenção de equipamentos a gás, além de informações como direitos e deveres de cliente e empresa. A publicação pode ser retirada nas 14 agências da concessionária no Estado do Rio e, por meio de uma parceria com o Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), será distribuída aos síndicos.

- Hoje, 60% das ligações recebidas pela ouvidoria são de clientes que vão realizar alguma reforma em casa ou acabaram de comprar um imóvel e têm dúvidas em relação à tubulação ou à instalação de aparelhos - diz Elizabeth Capobianco, ouvidora da CEG. - Além disso, é comum os condôminos acharem que o síndico tem responsabilidade sobre o gás. Por isso, também vamos atuar junto com o Secovi.

Para quem está de mudança e desconhece as condições do futuro imóvel, o indicado é agendar o serviço de manutenção periódica, que inclui uma vistoria nos aparelhos (aquecedor e fogão) e teste de estanqueidade na tubulação.

A ouvidora alerta ainda para uma dúvida comum do consumidor:

- A CEG não faz visita por iniciativa própria. Ela só entra na casa do cliente quando é chamada por ele. E, em hipótese alguma, o técnico pode fazer qualquer cobrança. Serviços cobrados à parte serão incluídos na conta do cliente - diz a ouvidora.

A cartilha chama a atenção ainda para as regras de instalação, que estão disponíveis também no site da empresa (www.ceg.com.br) e, segundo a ouvidora, são deixadas de lado por muitos clientes. Os aparelhos a gás, por exemplo, devem ficar sempre próximos a janelas ou basculantes. Outra questão importante é verificar a cor da chama. Quando a combustão é correta, a chama não oscila, é silenciosa e de cor azul. Caso a chama oscile ou seja amarelada, há má combustão, o que pode ser perigoso. Por fim, o terminal de saída do gás tem que ser do tipo "T", para evitar o retorno do gás ao interior do ambiente.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados