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 Defesa do Consumidor
 

SP: Telefônica lidera ranking de reclamações do Procon-SP pelo quarto ano seguido

Fonte: G1 12/3/2010

Texto enviado ao JurisWay em 15/03/2010.

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Itaú voltou a ficar em segundo lugar, seguido por Eletropaulo.
Empresas de telefonia e bancos ‘dominam’ ranking.

A Telefônica liderou pelo quarto ano seguido o ranking das empresas com mais reclamações fundamentadas em 2009, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela Fundação Procon de São Paulo.

Segundo o Procon, de um total de 533.805 atendimentos feitos no ano, apenas 7,8%, ou 41.605 transformaram-se em reclamações fundamentadas. É considerada reclamação fundamentada aquela aberta por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.

RANKING DAS EMPRESAS COM MAIS RECLAMAÇÕES 
Empresa Total Atendidas Não atendidas
Telefonica 15.337 10.961 4.376
Itaú 1.410 892 518
Eletropaulo Metropolitana 1.340 638 702
Sony Ericsson 1.288 1.192 96
TIM Celular 1.112 527 585
Claro 906 555 351
Bradesco 853 437 416
Unibanco 848 458 390
Banco IBI-C&A 738 503 235
Embratel 695 591 104

A área de serviços (água, telefonia, luz, escola, clubes, oficina mecânica etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 57%, segundo o Procon, seguida por assuntos financeiros (bancos, financeiras etc.), com 22%, e produtos (móveis, eletrônicos, vestuário etc.), com 18%.

No ranking de 2009, a que se refere a divulgação desta sexta-feira, as empresas de telefonia fixa e móvel e de energia elétrica somaram 49% do total de reclamações fundamentadas, segundo o Procon-SP. Para o órgão, isso evidencia que as empresas não estão conseguindo dar solução para problemas que elas mesmas causaram a seus clientes.

O Banco Itaú também repetiu sua posição no ranking de 2009: pelo terceiro ano consecutivo, a instituição financeira foi a segunda mais reclamada. Comprado pelo Itaú, o Unibanco também entrou na lista das mais reclamadas, em oitavo lugar. O Bradesco também aparece no ranking, na sétima posição.

Outro lado 

Procurada pelo G1, a Embratel informou que realiza "investimentos constantes no incremento dos processos e atendimento ao cliente para melhoria contínua do nosso trabalho".

Segundo o Itaú-Unibanco, a posição das instituições no ranking é reflexo da "dimensão de esforços" necessária ao processo de fusão das instituições. "A partir do segundo semestre de 2009 registramos uma redução no número de reclamações no Procon SP de aproximadamente 5%, no geral, em relação ao volume total do ano anterior, mostrando que estamos no caminho certo", diz o banco em nota. 

Em resposta, o Bradesco diz ser constante a preocupação do banco com a qualidade do atendimento. "Nesse sentido, {o banco] busca permanentemente melhorar o relacionamento com seus clientes e usuários. Sobre o Ibi, adquirido pelo Bradesco, o banco diz estar buscando reforçar a qualidade do atendimento. 

G1 procurou todas as empresas citadas nos dez primeiros lugares da lista e espera o posicionamento delas sobre o tema. 



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