Últimos artigos
Megadesconto pode ocultar golpe; veja dicas de compra online
19/07/2011
Abastecer o carro nas estradas pode sair mais barato
22/12/2010
Serasa: emissão de cheques sem fundos volta a crescer
22/12/2010
Saiba se vale a pena a suspensão de um serviço durante as férias
22/12/2010
Cartão de crédito é a principal pendência para 71% dos endividados
22/12/2010
CNC: total de endividados cai para 58,3% em dezembro
22/12/2010
Aneel criará tarifas diferenciadas para cobrança de luz
22/12/2010
Prévia da inflação oficial avança em 2010 com preços dos alimentos
22/12/2010
Carne sobe mais e alimenta inflação
22/12/2010
Aeroviários e aeronautas mantêm greve para o dia 23, antevéspera de Natal
22/12/2010
Itaú voltou a ficar em segundo lugar, seguido por Eletropaulo.
Empresas de telefonia e bancos ‘dominam’ ranking.
A Telefônica liderou pelo quarto ano seguido o ranking das empresas com mais reclamações fundamentadas em 2009, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela Fundação Procon de São Paulo.
Segundo o Procon, de um total de 533.805 atendimentos feitos no ano, apenas 7,8%, ou 41.605 transformaram-se em reclamações fundamentadas. É considerada reclamação fundamentada aquela aberta por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.
RANKING DAS EMPRESAS COM MAIS RECLAMAÇÕES | |||
Empresa | Total | Atendidas | Não atendidas |
Telefonica | 15.337 | 10.961 | 4.376 |
Itaú | 1.410 | 892 | 518 |
Eletropaulo Metropolitana | 1.340 | 638 | 702 |
Sony Ericsson | 1.288 | 1.192 | 96 |
TIM Celular | 1.112 | 527 | 585 |
Claro | 906 | 555 | 351 |
Bradesco | 853 | 437 | 416 |
Unibanco | 848 | 458 | 390 |
Banco IBI-C&A | 738 | 503 | 235 |
Embratel | 695 | 591 | 104 |
A área de serviços (água, telefonia, luz, escola, clubes, oficina mecânica etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 57%, segundo o Procon, seguida por assuntos financeiros (bancos, financeiras etc.), com 22%, e produtos (móveis, eletrônicos, vestuário etc.), com 18%.
No ranking de 2009, a que se refere a divulgação desta sexta-feira, as empresas de telefonia fixa e móvel e de energia elétrica somaram 49% do total de reclamações fundamentadas, segundo o Procon-SP. Para o órgão, isso evidencia que as empresas não estão conseguindo dar solução para problemas que elas mesmas causaram a seus clientes.
O Banco Itaú também repetiu sua posição no ranking de 2009: pelo terceiro ano consecutivo, a instituição financeira foi a segunda mais reclamada. Comprado pelo Itaú, o Unibanco também entrou na lista das mais reclamadas, em oitavo lugar. O Bradesco também aparece no ranking, na sétima posição.
Outro lado
Procurada pelo G1, a Embratel informou que realiza "investimentos constantes no incremento dos processos e atendimento ao cliente para melhoria contínua do nosso trabalho".
Segundo o Itaú-Unibanco, a posição das instituições no ranking é reflexo da "dimensão de esforços" necessária ao processo de fusão das instituições. "A partir do segundo semestre de 2009 registramos uma redução no número de reclamações no Procon SP de aproximadamente 5%, no geral, em relação ao volume total do ano anterior, mostrando que estamos no caminho certo", diz o banco em nota.
Em resposta, o Bradesco diz ser constante a preocupação do banco com a qualidade do atendimento. "Nesse sentido, {o banco] busca permanentemente melhorar o relacionamento com seus clientes e usuários. Sobre o Ibi, adquirido pelo Bradesco, o banco diz estar buscando reforçar a qualidade do atendimento.
O G1 procurou todas as empresas citadas nos dez primeiros lugares da lista e espera o posicionamento delas sobre o tema.