JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Procura de emprego pela internet cresce em 2010; confira cuidados a tomar

Fonte: Portal InfoMoney 11/3/2010

Texto enviado ao JurisWay em 11/03/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Por: Flávia Furlan Nunes
11/03/10 - 09h14
InfoMoney

SÃO PAULO – Depois da crise econômica, que provocou demissões no Brasil, o mercado de trabalho se recupera. A fim de aproveitar esta onda positiva, os profissionais têm ido em busca de novas oportunidades, usando, para isso, a internet.

Para se ter uma ideia, no início de 2010 houve aumento de 21% do número de internautas brasileiros que acessaram sites de carreira e de educação. Frente a 2008, o aumento foi de 43%. A audiência desses portais chegou a 13,478 milhões de pessoas neste ano, em um universo de 66,3 milhões de brasileiros com acesso à rede.

“No início do ano, acaba se elevando o número de pessoas em busca de vagas no mercado de trabalho, tanto para concursos quanto para sites de vagas mesmo”, afirmou o analista de Mídia do Ibope, José Calazans.

Cuidados!
O aumento da procura de emprego pela internet nos últimos anos chamou a atenção dos fraudadores, que aplicam golpes a fim de ter vantagens financeiras dos candidatos.

Segundo o especialista em carreiras e mercado de trabalho e diretor do Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, em alguns casos, esses fraudadores entram em contato e pedem o pagamento de um determinado valor apenas para a realização de testes profissionais, com a justificativa de que a empresa que está selecionando o profissional exige isso.

"Mas, na realidade, nunca existiu vaga alguma e, por mais que os testes feitos sejam legítimos, a premissa para a pessoa realizá-los é criminosa, uma atitude desleal com quem está em busca de emprego e dispõe de poucos recursos financeiros", disse. 

Confira algumas dicas para não ser enganado:

  • Nunca aceite ofertas que exigem o pagamento de uma taxa mínima para concorrer à vaga.
  • Cadastre seu currículo em um site de recrutamento e seleção, mas procure informações desses portais nas comunidades e fóruns on-line, pois assim você poderá acompanhar o que os usuários falam dessa empresa.
  • Procure informações sobre esses portais também na imprensa, na internet e no próprio portal.
  • Verifique também informações sobre a empresa que abriu a vaga, caso o seu nome tenha sido divulgado. Se a desconfiança for grande, entre no site institucional da empresa e ligue para perguntar sobre a oportunidade oferecida.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados