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Prato preferido da Semana Santa virá 5% mais caro. Mesmo assim, expectativa do varejo é vender até 30% a mais
Rio - Não vai faltar bacalhoada na Páscoa, mas o prato poderá pesar mais no bolso do que no último Natal. Encomendas do varejo com preço pós- crise econômica se igualam ao de 2008, mais alto do que no ano passado. O aumento deve ser de 5%. Ainda assim, o varejo espera vender até 30% mais que em 2009.
Para o especialista em varejo Marco Quintarelli, a oferta de bacalhau vai aumentar na Páscoa. “Em 2009, houve redução de pesca e compras, por causa da crise financeira. Mas a demanda foi grande no fim do ano. Agora, vai ser diferente”, antecipa. Ele aponta que as encomendas virão 10% a 15% maiores e preços podem aumentar devido à variação cambial: “Lá fora, o consumo não voltou ao patamar normal, então aumenta a oferta aqui”.
A procura pelo pescado já começou nas lojas. O supermercado Portofino, em Copacabana, registrou aumento de 20% nas vendas após o Carnaval. A rede Casas Pedro, tradicional na venda do produto, informa que o bacalhau Porto e o Saith ficaram mais caros, mas o Imperial subiu menos. “O bacalhau baixou muito ano passado, mas agora voltou ao preço de antes da crise”, contou o diretor Felipe Mussalem.
Na rede Princesa, as compras cresceram 15% sobre 2009, e a expectativa é de vender mais na mesma proporção. No Zona Sul Atende, versão delivery na Internet do supermercado, o câmbio favorável permitiu importar 50% mais bacalhau para a Páscoa.
O Carrefour terá 700 toneladas de sete tipos do item. Já o grupo Pão de Açúcar — Sendas, Extra e Pão de Açúcar — vai oferecer 40% mais peixe importado e promete preço 20% menor. A expectativa de venda é 15% superior a 2009.