JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Volta às aulas pesa mais no bolso do consumidor

Fonte: Portal do Jornal O Dia 3/2/2010

Texto enviado ao JurisWay em 03/02/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Índice da Fundação Getúlio Vargas registra aumento de 3% no grupo educação

POR ALINE SALGADO

Rio - Os cariocas gastaram mais com educação no mês de janeiro. Pelo menos é o que comprova a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor Semanal ( IPC-S) registrou variação de 0,91%. Mas foi o grupo educação, leitura e recreação que apresentou índice acima da média — 3,01%.

De acordo com o economista da FGV, André Braz, os números expressam o peso da volta às aulas, em especial, das matrículas escolares. “É o efeito do reajuste das mensalidades escolares que no Rio subiu de 7% a 8% para o Ensino Médio, Fundamental e Elementar. Os cursos de Nível Superior também apresentaram elevação (de 5,83%) . O aumento é comum ao período e aparece em todas as cidades do País”, explica o pesquisador.

Os alimentos também registraram alta. O IPC-S identificou aumento de 1,59%. Entre os produtos com preços mais salgados está a batata-inglesa, que cujo preço subiu 16,41%. “Por causa das chuvas em geral os alimentos in natura aumentaram de preço”, afirma Braz.

Para quem quer economizar na feira, a dica é encher o carrinho com tomate, que registrou queda de 18,98%, seguidos do mamão e do limão, que também apresentaram queda.

De acordo com o economista, a expectativa é que a inflação fique mais baixa. “Janeiro concentra ajustes importantes. A taxa de 0,91% é movida por fatores sazonais e não é sustentável. Em geral, fevereiro é um mês em que se percebe um retorno dos preços”, diz.

Apesar das altas registradas, das sete capitais pesquisadas pela FGV, o Rio de Janeiro foi a única cidade a apresentar redução na taxa de inflação — de 0,99% para 0,91%.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados