JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Descredenciamento afeta associado de plano de saúde

Fonte: Jornal O Globo 26/1/2010

Texto enviado ao JurisWay em 26/01/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Os livros de profissionais credenciados pelos planos de saúde estão cada vez mais finos, e a demora para conseguir atendimento por um médico ou fazer um exame está cada vez maior. Como mostra reportagem de Nadja Sampaio, publicada neste domingo, esses são indícios de descredenciamento de médicos, hospitais e clínicas, o que atrapalha a vida dos consumidores e deixa os clientes dos planos de saúde inseguros. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o consumidor deve reclamar à agência, pois a empresa poderá ser punida.

Larissa Pardal está enfrentando muitas dificuldades para conseguir que sua mãe seja atendida pelo plano de saúde Real Life. Segundo ela, sua mãe é associada ao plano há dois anos e, embora a rede credenciada seja limitada, já o usou para consultas, exames e até internação. Após alguns meses sem necessidade de utilizar o plano, ela piorou das crises de tosse e falta de ar, decorrentes do enfisema pulmonar, e buscou, sem sucesso, atendimento médico:

- Entrei em contato com vários hospitais e não consegui atendimento - diz Larissa. - Também não consegui marcar consultas com cardiologistas e pneumologistas. Liguei para todos os números do plano, alguns chamam e ninguém atende, outros caem em mensagem que informa que o número não existe. Parece que o plano não mais está ativo, mas continuo recebendo o boleto bancário normalmente.

A Real Life não responde às reclamações enviadas por esta seção desde 2008. A ANS informa que a seguradora se encontra em "direção fiscal", ou seja, técnicos da agência estão na empresa, analisando suas contas. Apesar disso, diz a ANS, o atendimento assistencial deve ser mantido integralmente, e a empresa pode continuar vendendo planos. Quem se sentir prejudicado, deve encaminhar denúncia à agência, pelo Disque-ANS 0800 701 9656 ou pelo Fale Conosco, no site www.ans.gov.br.

Juliana Ferreira, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), explica que a operadora não pode descredenciar médicos e hospitais sem avisar o consumidor e a ANS com 30 dias de antecedência.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados