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 Defesa do Consumidor
 

Procon-SP encontra diferença de preço de mais de 200% em material escolar

Fonte: Portal G1 21/1/2010

Texto enviado ao JurisWay em 21/01/2010.

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Órgão verificou preços de 155 produtos em nove lojas.
Pais devem pesquisar e negociar descontos com vendedores.

Do G1, em São Paulo

O Procon de São Paulo fez pesquisa em nove papelarias da capital paulista e achou diferenças de mais de 200% nos preços de material escolar. O órgão alerta os pais que vão comprar material escolar de que há muita variação de preços entre lojas, inclusive devido a descontos especiais e promoções.

O ideal é pesquisar em várias lojas e negociar descontos e prazos para pagamento, diz o órgão.

O Procon levantou os preços de 155 itens da lista das crianças, como lápis, canetas, cadernos e giz de cera. A maior diferença foi encontrada no preço do lápis preto nº 2 da Faber Castell, que custava R$ 0,45 na loja Magno's, na zona norte, e R$ 1,50 na loja Momotaro, na zona sul, uma diferença de R$ 1,05, ou 233%.

A segunda maior diferença de preço encontrada, segundo o Procon, foi no lápis preto nº 2 da Bic, que custava R$ 0,28 na loja Japuíba, na zona norte, e R$ 0,60 na Momotaro, diferença de 114%.

Das nove lojas pesquisadas pelo Procon, a Japuíba, na zona norte, teve o maior número de produtos com menor preço (44). O Procon pesquisou ainda as lojas Magno's, na zona norte, Artesco e Momotaro, na zona sul, Estrela Magazine e Ibituruna, na zona leste, Papelano, na zona oeste, e Metropolitana e Universitária, no centro.

O Procon encontrou 94 itens com diferença de preço de menos de 50%; 49 itens com diferença de entre 50% a 100%; e 12 itens com diferença de preço de mais de 100%. 

Autuações

O Procon também fez fiscalizações em 44 lojas, constatando irregularidades em 23 delas. Foram 49 problemas, como ausência de informação sobre preço, produtos com data de validade vencida e imposição de limite mínimo para aceitação de cartão de crédito ou débito.

O consumidor que encontrar problemas ou desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor pode obter informações do Procon sobre como reclamar pelo telefone 151 ou no site do Procon. 



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