JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

IPI e IPVA reduzidos favorecem compra de carros novos

Fonte: Jornal do Brasil 11/1/2010

Texto enviado ao JurisWay em 11/01/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


RIO - A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros flex fluel (bicombustíveis) foi estendida até 31 de março, o que favorece a compra do carro novo no início de 2010. Além disso, o governador Sérgio Cabral anunciou essa semana a redução de 4% para 3% da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automores (IPVA) para automóveis flex. A lei 5.635 vai beneficiar 800 mil donos de carros e motos bicombustíveis do estado do Rio de Janeiro.

Para o presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze, o governo deveria manter o IPI reduzido para as vendas dos carros flex (que usam álcool e gasolina).

– Por que não se prorroga isso para sempre? Por que apenas até março? Até março o aquecimento global já estará resolvido? Não devemos abrir mão de incentivar o uso de combustíveis alternativos – questiona Reze.

O desempenho das montadoras no final de 2008 foi prejudicado pela crise financeira global. Em dezembro de 2008, o governo brasileiro anunciou o corte da alíquota do IPI sobre carros, permitindo que a indústria retomasse a trajetória de crescimento. Com isso, as vendas dispararam ao longo de 2009 no país, enquanto no resto do mundo as montadoras foram muito prejudicadas.

As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil cresceram cerca de 16,5% em dezembro em relação e saltaram 51,1% na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo dados da Fenabrave.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados