JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Banco passa a ter obrigação de mostrar qual o investimento mais adequado

Fonte: Jornal O Dia 5/1/2010

Texto enviado ao JurisWay em 06/01/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 


Informado sobre riscos, cliente só aplica em investimento fora de seu perfil se autorizar

Rio - Quem aplica suas economias em fundos de investimento ganhou nova proteção. Desde ontem, os bancos não podem mais fazer aplicação que seja inadequada ao perfil do cliente. A adaptação, conhecida pelo termo suitability (em inglês), precisa ser verificada por um questionário que o investidor só não responde se não quiser.

Na prática, os bancos têm que informar qual é o risco envolvido e não apenas a rentabilidade que o cliente terá.
As novas regras estão previstas no Código de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimentos adotado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Com a queda dos juros e a maior procura por investimentos que envolvem certo risco, essa necessidade de regulação aumentou.

No questionário, o cliente precisa expor sua experiência com aplicações e situação financeira. Caso haja incompatibilidade entre o perfil do investidor e a carteira, o investimento só pode ser feito se o cliente fizer questão e manifestar sua opção por escrito.

As novas regras valem para fundos de ações, multimercados e os de renda fixa que tenham em sua carteira majoritariamente títulos de empresas privadas. Nos últimos meses, com a queda na taxa Selic, que corrige grande parte dos títulos públicos, os fundos aumentaram a composição de papéis de empresas, que dão maior rentabilidade mas têm maior risco. Essa possibilidade de perda está entre os pontos que precisam ser esclarecidos.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados