JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Anatel estuda uso compartilhado de redes de celular

Fonte: Agência Estado 4/12/2009

Texto enviado ao JurisWay em 04/12/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda a possibilidade de implantar, no próximo ano, o uso compartilhado de infraestrutura entre empresas de telefonia celular para permitir uma expansão mais rápida das redes de terceira geração (3G).

Esse compartilhamento prevê que duas operadoras usem a mesma rede de dutos e antenas, por exemplo, mantendo independentes as suas fibras óticas e frequências, o que reduziria os custos.

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, disse que, para atender às metas previstas no leilão de 3G, as quatro maiores empresas - Vivo, Claro, TIM e Oi - terão de instalar, cada uma, 12 mil antenas de telefonia celular. Com o compartilhamento, esse número cairia pela metade.

Ele previu que o uso compartilhado, se adotado, anteciparia de 2015 para 2013 a cobertura de todo o País com as redes de terceira geração. O assunto foi tratado hoje em reunião com técnicos das empresas de telefonia e é uma das medidas que estão sendo estudadas pela agência para atender o crescimento da demanda por serviços de banda larga. Segundo Valente, ainda há questões técnicas a serem superadas, mas ele adiantou que nenhuma empresa é contra a ideia.

Valente confirmou que a Anatel está elaborando novas metas de qualidade para as operadoras. Uma delas é a exigência de que as empresas cumpram um mínimo de velocidade do tráfego de dados prevista no contrato.

O superintendente disse ainda que, na reunião de hoje, também começou a ser discutido um plano de atendimento de serviços de telecomunicações para os eventos esportivos que ocorrerão no País nos próximos anos.

Estão na lista os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa das Confederações de Futebol de 2013, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Também estão sendo estudadas com as empresas medidas para reduzir o custo da ligação local (roaming) em viagens a países do continente americano, que hoje sofre bitributação. A medida, no entanto, requer mudança em vários regulamentos e só poderá ser implantada em dois anos.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados