Empresários que tiveram prejuízos com os recentes apagões poderão receber assessoria jurídica gratuita, caso queiram ser ressarcidos pela Light. A oferta está sendo feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Não é necessário ser associado a nenhuma das duas entidades para obter o benefício.
Não foram poucos os casos de prejuízos no comércio devido a interrupções de energia. O comerciante César Farias, dono de um mercado em Bangu, ainda contabiliza as perdas causados pela falta de luz na
madrugada de domingo. Com a queda de energia, seu freezer queimou e o comerciante deixou de vender mais de mil pães. A massa que estava no congelador foi perdida
— Perdi todos os pães armazenados — conta César.
No caso da Fecomércio, a ajuda vale para comerciantes dos setores de bens, serviços e turismo de todo o estado. Qualquer comerciante prejudicado pode procurar o sindicato ao qual o setor em que ele trabalha é ligado. Quem não for ligado a sindicato algum poderá entrar em contato diretamente com a Fecomércio.
Já a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-RJ) está recebendo a adesão de empresas do município do Rio interessadas em ser habilitadas na ação civil pública contra a Light, cujo ingresso aconteceu no dia 27. A CDL também está dando assessoria jurídica a comerciantes que ingressarem com ações individuais de indenização.