JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Tratamento do lixo deve ser ampliado com implantação de aterros sanitários consorciados no Rio de Janeiro

Fonte: Ambiente Brasil 1/12/2009

Texto enviado ao JurisWay em 01/12/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Danielle Jordan / AmbienteBrasil



O tratamento do lixo deve ser ampliado, segundo secretária do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos. Ela defendeu a proposta ao apresentar as estratégias do estado para a destinação dos resíduos sólidos, durante o debate “Indústria da Reciclagem: impactos sociais, ambientais e econômicos”, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Entre as medidas destacadas pela secretária, está a implantação de aterros sanitários consorciados. No meio deste ano foi inaugurado o primeiro Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, CTR, do estado, no município de Teresópolis.
O local tem capacidade para receber 30 toneladas diárias de lixo gerado no município, mais 10 toneladas das cidades de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Carmo.

Segundo a secretária, menos de 3% do lixo produzido no estado é reciclado. Ao todo são 46 lixões operados por prefeituras. Ela destacou que na Inglaterra, a reciclagem atinge 38% dos resíduos. “Estaremos construindo os primeiros e últimos aterros, pois eles têm vida útil de 30 anos. Quando eles chegarem lá, estas tecnologias estarão ultrapassadas, já estaremos transformando lixo em energia. Isto, obviamente, depois de reciclar toda a parcela de lixo que for possível” disse.

Dados do Ministério das Cidades revelam que mais da metade dos municípios do Brasil não destinam adequadamente seu lixo.

Em 2008 a SEA lançou o Pacto pelo Saneamento, sendo que erradicar os lixões e implantar aterros sanitários consorciados estão entre os objetivos. Em 10 anos a coleta e tratamento de esgoto também deve ser ampliada de 25% para 80%, de acordo com o pacto.


Com informações da SEA.

 




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados