Últimos artigos
Megadesconto pode ocultar golpe; veja dicas de compra online19/07/2011
Abastecer o carro nas estradas pode sair mais barato22/12/2010
Serasa: emissão de cheques sem fundos volta a crescer 22/12/2010
Saiba se vale a pena a suspensão de um serviço durante as férias 22/12/2010
Cartão de crédito é a principal pendência para 71% dos endividados 22/12/2010
CNC: total de endividados cai para 58,3% em dezembro 22/12/2010
Aneel criará tarifas diferenciadas para cobrança de luz 22/12/2010
Prévia da inflação oficial avança em 2010 com preços dos alimentos 22/12/2010
Carne sobe mais e alimenta inflação 22/12/2010
Aeroviários e aeronautas mantêm greve para o dia 23, antevéspera de Natal 22/12/2010
Previsão da indústria moveleira é de que a redução do IPI beneficie integralmente os consumidores, baixando os preços de imediato
POR MICHEL ALECRIM
Rio - Mesmo móveis já fabricados que estejam em estoque podem sofrer desconto de até 10%, assim que o decreto que reduz a zero o IPI desses produtos sair no Diário Oficial da União. A previsão é do presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), José Luiz Diaz Fernandez. A queda maior será para estofados e produtos de metal.
A publicação do decreto é esperada para hoje ou segunda-feira. Segundo Diaz Fernandez, a medida deve evitar demissões na área, que hoje mantém 237 mil empregos diretos. “Atualmente o setor tem uma capacidade ociosa de 30 a 35%. Se houver criação de empregos, será no varejo”, prevê.
Segundo ele, o setor sofreu com a crise e com a concorrência da desoneração da linha branca. Em muitas redes, móveis e eletrodomésticos são expostos no mesmo lugar e o consumidor dava preferência para os produtos em promoção. “A redução de IPI deve ser repassada integralmente para a linha de móveis. Quem não fizer isso vai perder clientes”, avisa Diaz Fernandez.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que espera aumento nos investimentos com as desonerações. “Estamos dizendo às empresas que invistam no Brasil, que haverá mercado”, afirmou.
Ontem as lojas do Ponto Frio anunciaram novas promoções de móveis. A rede espera elevação nas vendas de até 30%. “Estamos com diversas promoções e condições diferenciadas de crédito para garantir ao cliente a melhor experiência de compra neste Natal”, afirma Ramatis Rodrigues, vice-presidente-executivo do Grupo Pão de Açúcar. Anteontem, as Casas Bahia já tinham anunciado reduções de preço para este fim de semana.
O governo calcula em R$ 217 milhões o valor da desoneração. O IPI zero deve durar até o fim de março do ano que vem. A redução também vai atingir placas de madeira que têm certificado “verde”.