Uma alimentação balanceada ajuda a combater o problema. Leite não deve ser oferecido durante as refeições, pois diminui a absorção de cálcio.
Nós vamos falar agora sobre um assunto que preocupa pais e mães: a alimentação das crianças. É sempre um tormento. Um estudo realizado com crianças da idade pré-escolar mostra que a meninada não está se alimentando bem. As crianças comem, o problema é que elas estão comendo mal.
O problema é que elas não comem aquilo que deveriam. Alguém já ouviu falar em criança que gosta de brócolis? Um estudo feito pela Universidade de Campinas mostra que milhões de crianças sofrem com anemia, a falta de ferro no sangue. E quem já aprendeu a lição de como se alimentar bem, agora dá o exemplo.
Vitor Gomes tinha anemia e estava com a resistência baixa. Com a reeducação alimentar, o menino se recuperou. Hoje, ele sabe o que é importante nas refeições. “Tem que ser um pouquinho de cada. Mesmo que eu não goste. Eu não gosto de ervilha, mas, para ser balanceado, eu tenho que comer. Hoje eu coloquei essa carne, esse purê de batata, arroz, feijão, brócolis, esse tomatinho”, conta.
Mas Vitor é um caso raro entre a criançada. Médicos da Universidade de Campinas analisaram estudos realizados em creches do país entre 1996 e 2007 e constataram que quase 5 milhões de crianças em idade pré-escolar tinham deficiência de ferro no organismo.
A falta de ferro no organismo da criança pode comprometer o processo de aprendizagem. Só uma alimentação balanceada evita esse problema e o surgimento da anemia.
“Se alimentam de maneira errada, com alimentos industrializados, fast food, e, hoje, basicamente, é isso que a gente vê que está propiciando o aumento das anemias, mesmo em pacientes que têm um nível sócio-econômico melhor”, diz Ana Márcia Alexandrino, pediatra.
A nutricionista Suzana Janson Franciscato diz que, além de a alimentação ser balanceada, é importante não oferecer leite junto com a comida para as crianças. “Não junto com as refeições ricas em ferro, porque, com o cálcio ele compete com a absorção do ferro, sempre ganhando o cálcio no lugar do ferro”, explica.
Para evitar a deficiência de ferro, os nutricionistas recomendam: fazer três refeições diárias, comer pelo menos três frutas por dia, ingerir frutas ricas em vitamina C depois do almoço e do jantar, como laranja e tangerina – elas ajudam a absorção do ferro, consumir, na refeições, vegetais de folhas verdes escuras, como couve, agrião, rúcula e chicória – elas são ricas em ferro.
“Antes eu não comia feijão, eu não comia purê de batata, não comia batata, né? Agora eu aprendi que faz bem comer as coisas, então agora eu como bastante”, finaliza Vitor.
Os nutricionistas procuram mostrar que, além de comer os alimentos corretos, é preciso também fazer as combinações certas. Misturar leite com os alimentos pode diminuir a absorção de ferro