JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Dano de insuficiência do serviço deve ser reparado ao cliente

Fonte: Jornal da Tarde 22/10/2009

Texto enviado ao JurisWay em 26/10/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


Quando a prestação de serviço de internet banda larga é defeituosa (com constantes falhas no sinal ou velocidade de conexão inferior à contratada), o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao cliente o direito de exigir, entre três opções a que desejar (Artigo 35). Uma delas é o cumprimento forçado da obrigação - devendo, para isso, recorrer à Justiça (via Juizado Especial Cível, se o valor da causa não ultrapassar 40 salários mínimos). Outras alternativas: receber um serviço equivalente ou solicitar a rescisão do contrato. Nesse caso, o consumidor deve exigir a devolução do valor pago pelo produto, monetariamente corrigido.

Além disso, segundo o Artigo 20 do CDC, a empresa deve reparar o consumidor de todos os transtornos ou perdas/danos materiais - ou morais - que ele sofreu decorrentes da falha do serviço. A empresa só fica isenta se provar que não houve falha nenhuma no serviço prestado. Caso haja recusa do fornecedor em reparar o cliente, a reparação pode ser pleiteada na Justiça.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados