JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

A confiança do brasileiro aumenta, diz FGV

Fonte: Veja.com 26/10/2009

Texto enviado ao JurisWay em 26/10/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


O consumidor brasileiro está cada vez mais confiante na trajetória de recuperação da economia do país. É o que revelou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) deste mês, que apresentou taxa positiva de 2,2% na comparação com o mês de setembro, na série com ajuste sazonal. Essa taxa ficou acima da apurada no mês passado, quando o índice apresentou estabilidade na comparação com mês anterior. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 e 200 pontos (sendo que, quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), foi de 111,2 pontos para 113,6 pontos.

Em seu informe, a fundação informou que "após dois meses de acomodação, o ICC voltou a subir, alcançando o maior nível desde maio de 2008". Em sua análise sobre o desempenho de outubro, a FGV comenta que o resultado mostra um otimismo do consumidor em relação à trajetória futura da economia. O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que apresentou a sexta elevação consecutiva, com avanço de 5,6% em outubro, após subir 0,4% em setembro; e o Índice de Expectativas (IE), que mostrou taxa positiva praticamente estável, de 0,2% esse mês, em comparação com a queda de 0,3% no mês passado.

Ainda segundo a fundação, o ICC subiu 13,3% em outubro, na comparação com igual mês do ano passado. Em setembro o ICC apresentou queda de 1,1% nesse mesmo tipo de comparação. O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 30 de setembro e 20 de outubro. Diversos indicadores divulgados nas últimas semanas sinalizam um processo consistente de recuperação da economia brasileira. Na quinta-feira, por exemplo, o IBGE divulgou que o índice de desemprego do país caiu para o menor nível em dez meses, chegando a 7,7%. Ainda que a queda já fosse esperada, a notícia foi positiva.

(Com Agência Estado)





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados