JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

O vestibul@r nos tempos da internet - Parte I

Fonte: Gazeta do Povo 26/10/2009

Texto enviado ao JurisWay em 26/10/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 


Com organização e disciplina, a rede mundial de computadores pode ser uma boa parceira na hora de estudar 

Atenção máxima às explicações em sala, estudo diário e resolução de exercícios. Os passos básicos para enfrentar o vestibular sempre foram e (provavelmente) serão os mesmos. Apesar disso, o jeito de estudar mudou muito com a internet, que hoje é uma grande aliada dos estudantes na preparação para as provas. Além de trazer informações sobre carreiras e universidades, a web pode ser uma fonte importante para a compreensão de conteúdos de História, Biologia, Matemática e outras disciplinas.

Quer se aprofundar em algum tópico visto na aula? Na internet existem vários sites para quem precisa fazer pesquisas deste tipo. O preferido de Murilo Júlio Bodaneze, 18 anos, é o Wikipédia, uma enciclopédia online escrita com a colaboração dos internautas. Outro fã da página, o professor de História Júlio César Siqueira, do Curso Acesso, lembra que o site traz uma grande variedade de ilustrações dificilmente encontradas em livros.

Embora o universo do “www” facilite o acesso a informações, Siqueira ressalta que o estudante deve estar atento para identificar onde estão os dados confiáveis. “Lógico que deve haver uma separação do que é trigo e do que é joio”, diz. Ele afirma que a internet não dispensa os livros, que devem ser as primeiras fontes consultadas. Murilo sabe bem disso. “Eu comparo as informações com as da apostila. Se vejo que tem nexo, considero o site confiável”, conta. Outra possibilidade é consultar os professores para saber se os dados que estão na internet são verdadeiros.

Camila Maria Pleszczak, 17 anos, gosta de usar o Google, mas também já recorreu a um fórum online. “O Yahoo tem um local onde as pessoas perguntam e outras respondem. Já usei esse recurso para resolver exercícios”, diz. Para os candidatos que pretendem utilizar a internet como complemento aos estudos, ela alerta: “O aluno precisa ter foco, porque a internet tem vários atrativos que tiram a atenção dos estudos.”

Sites como o Orkut e o Youtube, por exemplo, são verdadeiras tentações para os menos determinados. Mas até eles podem funcionar como ferramenta para quem tem disciplina. “Uma vez eu entrei numa comunidade do Orkut sobre a Segunda Guerra Mundial. Lá eu encontrei trechos de um livro que Hitler havia escrito e descobri particularidades que não tinha visto em sala de aula”, afirma Murilo. No Youtube os estudantes encontram documentários raros ou que simplesmente não existem em DVD, além de reportagens antigas de televisão.

Notícias

Segundo os professores, a rede mundial de computadores também se tornou indispensável para manter o estudante atualizado. “A internet pode funcionar como importante ferramenta para quem procura notícias, como as novas pesquisas na área gênica. A descoberta de novos fósseis, por exemplo, leva tempo para ser colocada no nosso material didático, mas pode ser encontrada nas versões online de jornais e revistas”, afirma o professor de Biologia Leandro Gorski, do Curso Decisivo.

Oficiais

Nos sites das Universidades, como o da Fuvest e o da UFPR, você pode encontrar provas de vestibulares passados, com o gabarito, para treinar.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados