Últimos artigos
Megadesconto pode ocultar golpe; veja dicas de compra online19/07/2011
Abastecer o carro nas estradas pode sair mais barato22/12/2010
Serasa: emissão de cheques sem fundos volta a crescer 22/12/2010
Saiba se vale a pena a suspensão de um serviço durante as férias 22/12/2010
Cartão de crédito é a principal pendência para 71% dos endividados 22/12/2010
CNC: total de endividados cai para 58,3% em dezembro 22/12/2010
Aneel criará tarifas diferenciadas para cobrança de luz 22/12/2010
Prévia da inflação oficial avança em 2010 com preços dos alimentos 22/12/2010
Carne sobe mais e alimenta inflação 22/12/2010
Aeroviários e aeronautas mantêm greve para o dia 23, antevéspera de Natal 22/12/2010
Fonte: Gazeta do Povo / Agências 26/10/2009
Texto enviado ao JurisWay em 26/10/2009.
Para popularizar o novo serviço, bancos estão oferecendo o DDA gratuitamente. Mas a recomendação geral é informar-se sobre eventuais taxas extras.
O sistema será facultativo e o cliente que optar por continuar recebendo os boletos de papel, via correio, poderá fazê-lo. Para usar o DDA, o consumidor deverá fazer um cadastro junto ao banco em que tem conta corrente. Além disso, os responsáveis pelas cobranças bancárias – como escolas, lojas e condomínios – têm de se inscrever no sistema. Após essa etapa, o banco define a maneira como o cliente irá acessar seus boletos eletrônicos para quitar os débitos.
A cobrança ficará acessível por meios eletrônicos, como caixas automáticos, internet e celulares. O pagamento, no entanto, não correrá por débito automático. O boleto deve ser quitado pelo cliente antes da data de vencimento.
Lucro verde
A Febraban aposta no discurso da responsabilidade socioambiental para atrair novos adeptos ao DDA. De acordo com a entidade, a redução da emissão de papel poderá ter impactos ambientais positivos, evitando a derrubada de 374 mil árvores por ano – quantidade usada para produzir 2 bilhões de boletos de papel que circulam no Brasil. A entidade estima ainda que, com o DDA serão economizados 1 bilhão de litros de água, 46 milhões de quilowatts/hora, levando também à redução da emissão “milhões de quilos” de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
O sistema DDA pode embutir desvantagens para o consumidor. Confira seus pontos fortes e fracos:
Vantagens
- Rapidez em receber o boleto antes do vencimento;
- O boleto é gerado automaticamente e o cliente não precisa digitar o código de barras para acessá-lo na internet, por exemplo;
- Baixa possibilidade de fraudes e cobranças indevidas;
- Diferentemente do débito automático, o consumidor visualiza a cobrança e decide se e quando vai pagá-la.
Desvantagens
- O serviço poderá ser cobrado ou fazer parte de pacotes de serviços tarifados;
- O consumidor precisa ficar atento ao vencimento de seus boletos. Ainda não está claro como ele será avisado da proximidade dessas datas;
- Para clientes que acessam suas contas via internet, o DDA até pode compensar, mas para quem se dirige a um caixa eletrônico, o sistema não apresenta uma diferença muito significativa em relação aos serviços atuais.