JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Mensagens de texto no celular ajudam a largar o cigarro, diz estudo

Fonte: Reuters 9/10/2009

Texto enviado ao JurisWay em 09/10/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


Torpedos são usados para incentivar fumantes que querem deixar hábito.
Estudos mostram, no entanto, que chances de voltar a fumar são altas.

Mensagens de texto no celular podem ajudar fumantes a deixar o hábito, segundo uma pesquisa realizada recentemente, em quatro países. De acordo com o levantamento, programas de ajuda que incluem conselhos em SMS têm duas vezes mais chance de funcionar, fazendo com que participantes consigam parar de fumar por até um ano.

A pesquisa, com quatro testes diferentes, foi realizada na Nova Zelândia, na Inglaterra e na Noruega. Nos testes, que envolveram 2.600 voluntários, as mensagens de texto foram usadas para dar conselhos diários e incentivar os fumantes, além de oferecer ajuda quando mais precisassem.

Caso os fumantes sentissem um desejo incontrolável por nicotina, por exemplo, eles poderiam enviar um SMS com a palavra "desejo" ao programa e receber conselhos sobre o que fazer na hora. "Sabemos que parar de fumar pode ser algo muito difícil. A maioria das pessoas tenta muitas vezes antes de obter sucesso", disse à Reuters a pesquisadora Robyn Whittaker, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. 

Pesquisas

Dois dos testes investigaram programas de ajuda que usavam mensagens de texto exclusivamente, e os pesquisadores descobriram que o serviço dobrava as chances de parar de fumar em seis semanas. 

As outras duas pesquisas focavam um programa da Noruega que usava tanto SMS quanto e-mail e um site exclusivo. A descoberta foi que os fumantes que passassem pelo programa tinham duas vezes mais chances de relatar uma abstinência de até um ano.

As conclusões foram publicads na “Cochrane Library”, revista da organização mundial de pesquisas Cochrane Collaboration. Porém, os resultados mostraram que a maioria dos fumantes que participaram dos estudos não conseguiu parar de vez, independentemente da ajuda das mensagens no celular.

Um dos programas pesquisados, o Txt2Quit, opera na Nova Zelândia com financiamento do governo e envia automaticamente duas ou três mensagens por dia um pouco antes da data fixada pelo fumante para parar. O envio continua por um mês após a data.

Um estudo recente com as mesmas pessoas que participaram do primeiro ano do programa, no entanto, mostra que apenas um terço dos participantes ficou sem fumar por quatros semanas após a data. O número cai para 16% depois de 22 semanas. 

A pesquisadora Whittaker afirmou que se estima que apenas 5% dos fumantes conseguem parar de fumar sem ajuda.

Mas mensagens de texto podem ser mais uma ferramenta para deixar o hábito e podem inclusive ser eficazes para algumas pessoas, porque elas podem buscar ajuda quando bate o desejo por um cigarro.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados