JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Procon-SP constata diferença de até 97% no preço de brinquedos

Fonte: Folha Online 1/10/2009

Texto enviado ao JurisWay em 01/10/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


A Fundação Procon-SP constatou diferença de até 96,77% nos preços dos brinquedos vendidos na cidade de São Paulo. O levantamento feito pelo órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania aconteceu nos dias 8 e 9 de setembro.

A maior diferença foi encontrada no brinquedo Susi Aeromoça, da Estrela. No Extra Hipermercados, da zona norte da capital paulista, o produto era vendido a R$ 54,90. Já no Estrela Magazine, na zona leste, custava R$ 27,90.

Após a comparação de produtos comuns entre as pesquisas realizadas em 2008 e 2009, o Procon-SP verificou que houve, em média, acréscimo de 3,46% nos brinquedos. No período de setembro de 2008 a agosto de 2009, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe registrou uma variação de 4,22%.

O estabelecimento Armarinhos Fernando, no centro, foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço: 37 dos 45 encontrados.

O levantamento, que abrangeu nove estabelecimentos nas cinco regiões da capital, pesquisou 158 itens, mas, por causa do desabastecimento das lojas, apenas 69 estão sendo divulgados.

Participaram da coleta os seguintes estabelecimentos: B. Mart e Extra Hipermercados (zona norte), Carrefour Imigrantes (zona sul), Lojas Americanas e Estrela Magazine (zona leste), P. B. Kids e WalMart (zona oeste), Armarinhos Fernando e MP Brinquedos (centro). A loja Preçolândia, situada na região Sul, recusou-se a participar da pesquisa.

Confira o número de itens, por loja, com preços menores ou iguais aos preços médios entre os 69 pesquisados:

-- Zona norte
B. Mart 9 itens de 29 encontrados (31,03%)
Extra Hipermercado 4 itens de 23 encontrados (17,39%)

-- Zona sul
Carrefour Imigrantes 7 itens de 16 encontrados (43,75%)

-- Zona leste
Lojas Americanas 9 itens de 35 encontrados (25,71%)
Estrela Magazine 31 itens de 43 encontrados (72,09%)

-- Zona oeste
P. B. Kids 10 itens de 52 encontrados (19,23%)
WalMart 6 itens de 30 encontrados (20,00%)

-- Centro
Armarinhos Fernando 44 itens de 45 encontrados (97,78%)
MP Brinquedos 40 itens de 43 encontrados (93,02%)

Orientação

O Procon-SP orienta os consumidores a, antes de comprar qualquer brinquedo, verificar na embalagem os seguintes dados: a faixa etária a que se destina, a identificação do fabricante, as instruções de uso e de montagem, a existência do selo de segurança Inmetro --que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor-- juntamente com o selo de um órgão credenciado (IQB, Falcão Bauer).

Vale lembrar que produtos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para os nacionais em língua portuguesa




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados