JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Conhecer os códigos dos pneus ajuda motorista a escolher os certos

Fonte: InfoMoney 30/9/2009

Texto enviado ao JurisWay em 30/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 




SÃO PAULO - Que os pneus devem ser trocados, calibrados, balanceados e alinhados muitos muitos já sabem, mas poucos conhecem o significado dos números impressos neles. Tais números são essenciais para o motorista escolher o pneu certo para o carro.

Você sabe o que significa o código 185/60 R14 82H do seu pneu? O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) ajuda a esclarecer o que está por trás dessas letras e números.

Desvendando o código
O primeiro número é a largura da banda de rodagem - parte do pneu que toca diretamente o solo - , sempre em milímetros. Dessa forma, o pneu citado na pergunta tem 185 milímetros de largura.

O segundo número, depois da barra, refere-se à altura do perfil em relação à banda de rodagem. No exemplo, o perfil tem 60% do tamanho da banda de rodagem, ou seja, 111 milímetros - 60% de 185 milímetros.

O "R14" indica o diâmetro da roda, em polegadas. A roda do exemplo, assim, tem 14 polegadas ou 355,6 milímetros de diâmetro, já que uma polegada equivale a 25,4 mm. O número "82" é o índice de carga. Nesse caso, o pneu suporta até 485 quilos. A letra que vem em seguida refere-se à velocidade máxima que o pneu suporta. No caso, o "H" indica que ele suporta até 210 km/h.

De olho nas especificações
De acordo com o técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Felício Félix, é preciso ficar de olho no pneu e no próprio manual do veículo. "É extremamente recomendável que as especificações técnicas dos pneus sejam mantidas", considera.

Na hora de trocá-los, prefira se manter fiel à marca. Mudar, porém, não traz riscos à segurança, garante o Idec. "Mas seja qual for o fabricante, o símbolo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) é obrigatório", ressalta o instituto.

Também é recomendável fugir da técnica de riscar pneus carecas. "É uma prática muito perigosa, pois o pneu pode estourar como o carro em movimento e causar um acidente sério", alerta Félix.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados