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Por: Gladys Ferraz Magalhães
SÃO PAULO - Apesar da praticidade, o consumidor deve ter cuidado ao tomar crédito por meio da internet ou em terminais de autoatendimento. O alerta é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
De acordo com pesquisa realizada pela instituição, boa parte dos bancos atuantes no País oferece crédito durante operações financeiras realizadas pela internet e coloca a opção de empréstimo ou saque parcelado em evidência no menu de opções de terminais eletrônicos.
Contudo, segundo a entidade, as ofertas não vêm acompanhadas do contrato de serviço, o que fere o artigo 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), conforme explica a economista do Idec e coordenadora da pesquisa, Ione de Amorim.
"Como não há contrato, o consumidor é induzido a contratar o crédito sem conhecer as condições. A publicidade poderia ser substituída por dicas de segurança", diz.
DOC
O levantamento do Instituto, que observou o serviço de internet banking e terminais de autoatendimento de dez dos maiores bancos do Brasil, constatou ainda que metade deles não disponibilizam a opção DOC/TED nos caixas eletrônicos para seus clientes, embora a operação conste da tabelas dos serviços tarifados.
Segundo o Idec, o não oferecimento do serviço nos terminais obriga o consumidor a gastar mais, já que o custo de tal serviço nos guichês é, em média, de R$ 15, e nos caixas ou na internet, de R$ 8.
Números
De acordo com o Instituto, conforme dados da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as transações bancárias pela web saltaram de 8,5 milhões em 2000 para 32,5 milhões em 2008, representando 18% do total de operações.
Já os serviços na boca do caixa, que há algum tempo somavam mais de 20% das movimentações, hoje, são responsáveis por apenas 10%. No que diz respeito aos terminais de autoatendimento, os 170.245 caixas eletrônicos do país comportam um terço de todas as transações bancárias.
Para que o consumidor se proteja de eventuais fraudes ou golpes, o Idec dá as seguintes dicas: