JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Compra de veículos com pagamento à vista aumenta em um ano, diz Fenabrave

Fonte: InfoMoney 13/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 17/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Por: Roberta de Matos Vilas Boas


SÃO PAULO - A aquisição de veículos com pagamento à vista aumentou entre junho de 2008 e o mesmo mês deste ano. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no sexto mês do ano passado 76,23% das compras foram financiadas, contra 64,21% em junho deste ano.

Para a entidade, o principal motivo para o aumento na participação dos pagamentos à vista, em detrimento do financiamento, foi a queda "vertiginosa das operações de leasing". Apenas no segmento de automóveis, a participação conjunta dos financiamentos e leasing caiu de 59,5% para 56,27%, no período analisado.

Em dezembro do ano passado, as duas modalidades representavam 61% dos negócios. Considerando apenas as vendas a prazo nos últimos 12 meses, houve uma inversão entre as opções pelas duas modalidades, caindo a participação do leasing e subindo a presença do financiamento convencional.

Comportamento por segmentos
Não foi somente no segmento automóveis que o uso do leasing caiu. Em comerciais leves, a participação desse tipo de financiamento caiu de 33% para 19%, influenciando no comportamento das vendas totais a prazo nesse segmento, que caíram de 55% para 48,5% nos últimos 12 meses.

Mesmo na compra de caminhões, que sempre teve a predominância dos financiamentos, o pagamento à vista ganhou espaço. Em junho do ano passado, leasing e financiamento respondiam por 79,2% dos negócios, porcentagem que caiu para 75,7% em junho deste ano.

Entre as motocicletas a queda foi mais intensa, de 76,2% para 64,2% na mesma base de comparação. Ainda segundo a Fenabrave, essa participação chegou a ficar abaixo de 60% em novembro de 2008 e janeiro de 2009.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados