JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Emprego na indústria recua pelo oitavo mês consecutivo

Fonte: Agência Estado 10/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 17/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


O emprego industrial no Brasil caiu 0,5% em maio na comparação com abril, na oitava queda consecutiva em relação ao mês imediatamente anterior apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com maio do ano passado, houve recuo de 6,0% no emprego, a sexta redução consecutiva nessa base de comparação e a maior queda apurada pelo instituto desde o início da série da pesquisa, em 2001. Em 2009, o emprego na indústria acumula queda de 4,7% e, em 12 meses, recuo de 1,1%.

Já o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria aumentou 1,9% em maio na comparação com abril, revertendo dois meses de queda em relação ao mês anterior. Os técnicos do IBGE observaram, no documento de divulgação da pesquisa, que o aumento na folha em maio foi "influenciado pela indústria extrativa, por conta do pagamento de participações nos lucros".

Na comparação com maio do ano passado, a folha de pagamento na indústria apresentou queda de 0,6%. No acumulado do ano, houve recuo de 0,8%. A folha ainda mantém o resultado positivo, de 3 0%, nos 12 meses encerrados em maio, ainda que a taxa apurada no mês tenha sido a menor desde abril de 2007.

No caso do número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, o IBGE registrou uma queda de 1,1% em maio, em relação a abril. Essa foi a oitava taxa negativa consecutiva ante o mês anterior. Nas comparações com iguais períodos do ano anterior, os resultados continuaram negativos: -6,7% na comparação com maio de 2008 e -5,6% no acumulado de janeiro a maio. Também houve queda, de 1,5%, no acumulado dos 12 meses encerrados em maio.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados