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 Defesa do Consumidor
 

Venda de carros usados leva Procon a orientar consumidores sobre garantia

Fonte: Jornal de Londrina 9/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 17/09/2009.

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O aquecimento na venda de veículo usados e seminovos levou o Procon de Londrina a orientar os consumidores em relação aos direitos sobre garantias de problemas técnicos. De acordo com o coordenador do órgão, Marco Cito, houve demanda maior por esses veículos e, consequentemente, mais reclamações. “Não temos números exatos, mas as reclamações dobraram”, disse.

Ele explicou que muitos comerciantes oferecem apenas garantias relacionadas a problemas no câmbio e motor. “Convencionou-se essa prática no mercado, mas o consumidor compra o carro inteiro. Isso fere o direito dele”, apontou. Cito afirmou que a baixa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) provocou menores preços no comércio de veículos usados e aumentou o número de reclamações. “Essas dúvidas ficaram mais corriqueiras.”

Cito reforçou que a garantia é para o veículo todo dentro de um prazo de 90 dias. “Se o carro sofreu algum tipo de problema dentro de três meses não ocasionado pelo usuário e a concessionária ou revenda se negou a dar a garantia, a pessoa pode procurar o Procon”, informou. A empresa pode até ser multada, caso seja comprovada negligência.

O Procon alertou ainda em relação à nota fiscal. “Ainda tem gente que compra carros de R$ 40 mil e só pedem um recibo. É necessário exigir o comprovante fiscal”, disse. Cito recomendou ainda que os consumidores levem um mecânico de confiança para testar o carro antes de comprar.




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