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Ele explicou que muitos comerciantes oferecem apenas garantias relacionadas a problemas no câmbio e motor. “Convencionou-se essa prática no mercado, mas o consumidor compra o carro inteiro. Isso fere o direito dele”, apontou. Cito afirmou que a baixa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) provocou menores preços no comércio de veículos usados e aumentou o número de reclamações. “Essas dúvidas ficaram mais corriqueiras.”
Cito reforçou que a garantia é para o veículo todo dentro de um prazo de 90 dias. “Se o carro sofreu algum tipo de problema dentro de três meses não ocasionado pelo usuário e a concessionária ou revenda se negou a dar a garantia, a pessoa pode procurar o Procon”, informou. A empresa pode até ser multada, caso seja comprovada negligência.
O Procon alertou ainda em relação à nota fiscal. “Ainda tem gente que compra carros de R$ 40 mil e só pedem um recibo. É necessário exigir o comprovante fiscal”, disse. Cito recomendou ainda que os consumidores levem um mecânico de confiança para testar o carro antes de comprar.