JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumidor poderá ter menos gastos na hora de pagar a conta de luz

Fonte: InfoMoney 6/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Por: Gladys Ferraz Magalhães




SÃO PAULO - O consumidor poderá diminuir os gastos com a conta de luz. Isso porque, na última quinta-feira (2), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) disse estar estudando a possibilidade de modificar a maneira como é feita a cobrança de energia.

O consumo, que atualmente tem um valor fixo, poderá, futuramente, ser cobrado de acordo com o horário em que a energia é utilizada, a exemplo do que acontece com a telefonia.

Economia
Na opinião do presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Carlos Reis, a medida é válida e estimulará a população a economizar energia, concentrando o uso dos itens de maior consumo, como o chuveiro, fora do horário de pico.

"O objetivo dessa tarifa diferenciada será estimular a população a diminuir o consumo de energia nos horários de pico. Aqueles que optarem por tomar banho ou passarem roupa depois de um determinado horário serão
beneficiados com redução na conta de luz
", disse.

O
sindicalista
alerta, contudo, para a importância dos custos para a troca do medidor não recaírem sobre o consumidor, pois, acredita ele, isso poderia desestimular as pessoas a adotarem a nova medição, caso a mesma se torne realidade.

"Não é justo que este custo sobre para o consumidor, pois as empresas têm capital suficiente para
investir nessa modernização. Além disso, a população precisa ser estimulada a economizar, se ela tiver que arcar com gastos optará por manter a conta como está."
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados