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 Defesa do Consumidor
 

Loja física x virtual: comodidade pesa mais que preço na escolha

Fonte: InfoMoney 6/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2009.

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SÃO PAULO - Na decisão por comprar em uma loja física ou pela internet, o brasileiro se pauta mais pela comodidade do que pelo preço, revelou pesquisa da Cetelem.

De acordo com os dados, quando questionados sobre o que valorizam na decisão entre loja de rua e loja virtual, 61% dos brasileiros apontaram a comodidade, ante 51% que responderam ser o preço, 44% que indicaram facilidade, 34% que disseram ser a rapidez na operação, 28%, a segurança e 15%, ter o produto imediatamente após o ato da compra.

A pesquisa foi feita com base em 1,5 mil entrevistas domiciliares, em 70 cidades de nove regiões metropolitanas. A apuração foi realizada entre os dias 16 e 29 de dezembro do ano passado. Esta é a quarta de uma série de pesquisas realizadas no Brasil pela Cetelem.

Satisfação
Em relação à satisfação de compras pela internet, o item que se destacou foi a variedade de escolha, com 97% de respostas, de acordo com a tabela abaixo:

Opção Respostas
Variedade de escolhas 97%
Competitividade de preços 94%
Possibilidade de crédito 92%
Qualidade dos produtos 89%
Conveniência e rapidez das compras 89%
Segurança na realização de pagamento 88%
Informação sobre produtos 87%
Clareza na apresentação de produtos 80%
Entrega dos produtos 77%
Fonte: Cetelem

Fidelidade
De acordo com o estudo, apenas 28% das pessoas responderam que são fiéis às lojas virtuais em que compram, sendo que na classe A/B esse índice sobe para 40%, caindo para 23% na classe D/E e para 12% na classe C.

Entre os fiéis às lojas virtuais, a segurança é o critério mais usado, com 59% das respostas, seguida por promoções e descontos (57%), preço razoável (38%), qualidade do serviço de entrega (26%), qualidade serviço de pós-venda (16%), privilégios a clientes fiéis (15%), facilidade de compra (9%) e hábito de comprar sempre na mesma loja (6%).



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