JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Empresas descobrem as vantagens da reciclagem

Fonte: Paraná Online 3/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Flávio Laginski

 
Em tempos de poupar o meio ambiente, a palavra de ordem é reciclar. Esse processo, muito comum nas cidades, está chegando ao campo. Além da questão ambiental, há ainda a abordagem econômica, pois muita coisa que pode ser reaproveitada acaba revertendo em redução de custos para o produtor rural.

De acordo com o coordenador do curso de agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - Curitiba (Aeapr - Curitiba), Luiz Antônio Lucchesi, estudos indicam que o material orgânico que iria para o lixo têm se revelado como uma excelente potencial para se transformar em adubo, graças às suas propriedades químicas, físicas e biológicas.

“A agricultura necessita de muita matéria orgânica e de seus nutrientes. Reciclando esse material, o agricultor vai encontrar um adubo de excelente qualidade e baixo preço. Além disso, esse novo adubo aumenta a produtividade”, revela.

Lucchesi garante que existem diversos projetos de reciclagem agrícola. Alguns deles já são aplicados na prática, como a palha da cana-de-açúcar, usada para fazer compostagem (técnica da qual se controla a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais) e ainda existem alguns que ainda não foram testados.

O coordenador diz que empresas da área florestal e alimentícia vêm demonstrando interesse em participar desse tipo de reciclagem. “Essas pessoas vêm se sensibilizando com essa medida, embora ainda são poucas as companhias que conhecem os benefícios econômicos e ambientais da reciclagem agrícola. O Paraná é um estado forte, que possui um excepcional potencial para isso. Basta que fique acertadas questões como licenciamento ambiental, logística, locais de armazenamento, entre outros, fique acertado para que essa ideia seja aderida”, avalia.

Mesmo com todas essas vantagens, Lucchesi garante que é preciso caminhar bastante para que a reciclagem agrícola torne-se uma realidade. “Precisamos de mais estudos para que esse processo seja plenamente praticável. Há a necessidade de debater mais sobre esse assunto, compreender como as autoridades enxergam essa abordagem e também aprender com outros países que já utilizam a reciclagem agrícola”, define.

Seminário

Curitiba sediou, na última semana, o Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola de Resíduos de Origem Rural, Urbana e Industrial. Organizado pela Monte Bello Eventos, no Centro de Eventos Expo Unimed Curitiba, o evento apresentou sistemas de gestão ambiental, serviços e tecnologias direcionadas para o campo da reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais para gerar o menor impacto possível no meio ambiente.

“Esperamos com esse evento, termos apontado perspectivas no campo da educação, conscientizando a todos a começar a adotar padrões de consumo para diminuir a degradação ambiental”, conta Valdir Bello, responsável pelo evento.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados