JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

São Paulo tem o custo de vida mais alto do País, comprova pesquisa

Fonte: InfoMoney 10/6/2009

Texto enviado ao JurisWay em 11/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Por: Roberta de Matos Vilas Boas


SÃO PAULO - A cidade de São Paulo é a mais cara do País para se viver, segundo indicou a pesquisa Mercer de Custo de Vida, que avalia as diferenças de gastos que profissionais encontram quando são transferidos com sua família de uma cidade para outra.

No ranking geral, após São Paulo, as cidades mais caras são Manaus, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Vitória, enquanto as mais baratas são Salvador, Recife, Curitiba, Joinville e Goiânia, como é possível verificar na tabela abaixo:

Colocação Cidade
São Paulo
Manaus
Rio de Janeiro
Porto Alegre
Vitória
Brasília
Belo Horizonte
Campinas
Fortaleza
10º São José dos Campos
11º Goiânia
12º Joinville
13º Curitiba
14º Recife
15º Salvador


Categorias
O estudo considera dez categorias de gastos, e a capital paulista é a mais cara em todas elas, com exceção de alimentação e bebidas e tabacos. Nesses quesitos, as cidades mais caras são Manaus e Salvador, respectivamente.

Em alimentação, São Paulo, Brasília e Fortaleza completam a lista das mais caras, sendo que Curitiba foi considerada a mais barata. A diferença entre Manaus e a capital paranaense chega a 15%. Em bebidas e tabaco, a capital paulista aparece como a terceira mais cara, sendo que novamente Curitiba foi a mais barata, com uma diferença de 7% para Salvador, a mais cara.

Além dessas categorias, foram considerados os custos com cuidados pessoais, educação, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, lazer e entretenimento, moradia e despesas relacionadas,
serviços
e suprimentos domésticos, transporte e vestuário e calçados, sendo que em todas elas São Paulo foi a campeã de gastos.

Em relação às cidades mais baratas em cada categoria, as maiores diferenças foram registradas em educação e vestuário e calçados: quando se trata desses gastos, São Paulo é 35% e 26% mais cara, respectivamente, que Joinville e São José dos Campos, as mais baratas nesses quesitos
.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados