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 Defesa do Consumidor
 

Reclamações contra bancos caíram 36,11% em abril, aponta BC

Fonte: InfoMoney 4/6/2009

Texto enviado ao JurisWay em 11/09/2009.

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Por: Roberta de Matos Vilas Boas


SÃO PAULO - O número de queixas contra os bancos diminuiu 36,11% no mês passado, frente a março, revela o "Ranking de Instituições mais Reclamadas", divulgado pelo Banco Central na quarta-feira (3). Novamente, o atendimento liderou as reclamações.

Considerando as sete instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 1.936 casos em abril, contra 3.030 um mês antes.

HSBC lidera
No quarto mês do ano, a liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 2,74 a cada 100 mil
pessoas
.

Na sequência, vieram Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de abril e março deste ano e abril de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:

Instituição Índice Abril 2008 Índice Março 2009 Índice Abril 2009 Principal reclamação em abril/09
HSBC 4,03 2,88 2,74 Atendimento (19,74%)
Itaú - 3,31 2,16 Outros IF (18,78%)
Santander 3,39 3,85 1,77 Atendimento (20,59%)
Bradesco 2,28 2,06 1,50 Fornecimento de Documentos (17,88%)
Banco do Brasil 2,37 - 1,08 Outros IF (26,22%)

(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

Fonte: Banco Central

BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente
bancário.

As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.





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