JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Brasil é país das compras a prazo, revela pesquisa

Fonte: InfoMoney 2/6/2009

Texto enviado ao JurisWay em 10/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Por: Flávia Furlan Nunes


SÃO PAULO - Pesquisa realizada pela Cetelem revelou que, apesar da forma de pagamento depender do item a ser comprado, na sua maioria, o brasileiro escolhe pagar a prazo.

De acordo com os dados, apenas em lazer e viagem, ferramentas para trabalho geral e decoração é que a opção de comprar à vista teve maioria das respostas, com 63%, 58% e 51%, respectivamente. "O crédito ainda é necessário para manter um consumo adequado no Brasil", afirmou o vice-presidente da Cetelem Brasil, Marcos Etchegoyen.

Compras a prazo
Na tabela abaixo, é possível identificar a preferência pelo pagamento a prazo em diversos itens:

Item 2008
Computador para a casa 81%
Moto 81%
TV, HI FI e Vídeo 79%
Carro 78%
Propriedades 78%
Eletrodomésticos 77%
Móveis 76%
Telefone celular 62%
Equipamentos esportivos 61%
Decoração 49%
Ferramentas de trabalho gerais 42%
Lazer/Viagem 37%
Fonte: Cetelem Brasil


Classes sociais
Quando os brasileiros são separados por classes sociais, é possível identificar que, na classe A/B, o item que mais deve ser comprado à vista é lazer e viagem, com 62% das respostas. O que menos deve ser adquirido nessa forma de pagamento são as motos (9%).

Na classe C, lazer e viagem está no topo, com 60% das pessoas dizendo que comprarão à vista. Um computador para a casa, por sua vez, deve ser o item mais adquirido a prazo, já que apenas 17% das pessoas pagarão à vista.

Em relação à classe D/E, 72% disseram que vão comprar viagem e lazer à vista, enquanto 11% afirmaram que farão o mesmo com motos.

Metodologia
A pesquisa foi feita com base em 1,5 mil entrevistas domiciliares, em 70 cidades de nove regiões metropolitanas. A apuração foi realizada entre os dias 16 e 29 de dezembro do ano passado. Esta é a quarta de uma série de pesquisas realizadas no Brasil pela Cetelem.


Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados