Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
Por Rodrigo Martin de Macedo
WikiMapa é aberto para qualquer usuário e funciona através de atualização via navegador ou celular
O programa Rede Jovem, da ONG Comunitas, criada pela ex-primeira dama e socióloga Ruth Cardoso, acaba de lançar um novo projeto aberto e colaborativo, o WikiMapa, que tem como objetivo colocar no mapa comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro e do resto do Brasil.
Hospedado no endereço www.wikimapa.org.br , o mecanismo se baseia no serviço Google Maps. Além de poder ser atualizado por qualquer usuário em qualquer navegador, o projeto conta com um software Java para celulares equipados com conexão à internet e receptor GPS que permite enviar dados em tempo real para seu mapa, de qualquer lugar do globo.
O lado social, porém, é o forte do projeto. Patrocinado pela Oi Futuro, o WikiMapa coloca cinco jovens de diferentes pontos do Rio de Janeiro (Cidade de Deus, Pavão Pavãozinho, Santa Marta, Complexo do Alemão e Complexo da Maré) em uma disputa pelo mapeamento mais preciso de suas comunidades.
Para isso, cada um recebeu um aparelho Nokia N95, com plano de dados ilimitado, e que será utilizado no mapeamento de vielas, estabelecimentos comerciais e pontos de interesse em áreas que usualmente são esquecidas em mapas comerciais. O método de seleção dos jovens não ficou claro. Atualmente, apenas três participantes aparecem como inscritos.
Cada estabelecimento e rua mapeados ganha um ícone diferenciado, e além do ponto de referência, é possível usar a câmera digital do aparelho telefônico para incrementar a descrição.
O sistema do WikiMapa foi criado de forma que se integrasse com ferramentas como Flickr e YouTube, para a hospedagem de fotos e vídeos, bem como do serviço de microblogs Twitter ( twitter.com/wikimapa ), em que as notificações de novas inserções são avisadas.
A gincana de seis meses incentiva os cinco jovens selecionados a estudarem para o vestibular. Em dezembro de 2009, o melhor mapeador receberá como prêmio um curso superior de comunicação social em um afaculdade particular.
Terminada a gincana, porém, o site não sairá do ar. Será mantido ativo não apenas como referência do trabalho importante dos jovens participantes, mas também como ferramenta em contínuo crescimento.
Interessados de qualquer parte do Brasil, com ou sem um celular equipado com GPS e conexão à internet, podem participar do projeto ajudando a cadastrar pontos de interesse e modificar os já cadastrados, uma vez que a ferramenta é aberta para alterações, em qualquer que seja sua vizinhança.