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 Defesa do Consumidor
 

Cuidados ao Contratar Pacotes Turísticos

Fonte: Portal do Consumidor 25/5/2009

Texto enviado ao JurisWay em 09/09/2009.

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Os pacotes turísticos são, sem dúvida, uma ótima opção para quem deseja viajar sem preocupações adicionais. O passageiro pode escolher entre diversos horários, roteiros e excursões. Porém, independente da escolha, a viagem pode se tornar uma grande frustração caso não sejam tomados alguns cuidados.

 Segundo Luiz Strauss de Campos, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ), as maiores queixas no que diz respeito ao contrato de pacotes turísticos são sobre o não cumprimento do pacote contratado e, nesse caso, mudanças de hotel e de horário de vôo sem prévio aviso por parte da companhia aérea lideram as reclamações.

 As primeiras coisas a serem pensadas antes de se tomar qualquer atitude devem ser o destino desejado e o orçamento disponível, conforme aconselha Luis Strauss. Outra indicação do presidente da ABAV/RJ é contratar serviços antecipadamente e não deixar para fazê-lo ao chegar à cidade destino.

Em caso de optar por uma agência de viagens, ele também alerta para algumas medidas preventivas como pegar indicações de amigos e checar a filiação da empresa ao Ministério do Turismo e a alguma entidade de classe para assegurar-se da idoneidade da agência, além de verificar a existência de seu endereço e telefone fixo. Outra dica para não ser vítima de fraude é desconfiar de promoções com preços excessivamente abaixo do normal.

 De acordo com dados publicados nos portais dos PROCON/RS e SP, o consumidor deve pesquisar os preços e as opções incluídas no valor total do serviço, verificar os custos que fazem e que não fazem parte do pacote. Vale lembrar que os valores devem estar expostos em moeda nacional. Outra recomendação é guardar todo e qualquer material publicitário, pois eles podem ser aliados caso o que foi publicado não seja cumprido. 

 Quanto à assinatura de contrato, o texto deve conter todos os serviços e não pode haver espaços em branco.  Deve-se também verificar a existência de seguro e, nesse caso, ele deve estar especificado no termo de compromisso. O seguro pode ser contratado pela agência ou por uma corretora. E, depois de tudo acertado, por precaução, é bom que o consumidor guarde uma via assinada do documento.

 Em caso de cancelamento da viagem, se a iniciativa for por  parte da agência, ela deve restituir o valor pago, prejuízos financeiros e possíveis danos. No entanto, se o consumidor quiser cancelar o serviço, deve fazê-lo por escrito, mas deve ficar atento ao que dispõe o contrato e ao valor total do pacote, uma vez que a multa pode chegar até  20% deste valor .

Pode haver também percentuais superiores que correspondem a gastos comprovados pela agência como pagamento de taxas e, nesse caso, não há um percentual pré determinado. É importante ter em mente que quanto mais próximo da viagem for o cancelamento, maior será o valor a ser pago.

  Quaisquer reclamações podem ser feitas em até 30 dias após o término da viagem.
Em caso de fraude, Luiz Strauss aconselha que se a empresa for filiada a uma entidade de classe a denuncia do ocorrido deve ser feita com esta entidade, que poderá submeter a prestadora do serviço a seu Conselho de Ética.  Straus ainda recomenda outras formas: "Hoje existem mecanismos como o PROCON, que funcionam de maneira rápida no caso de a queixa ser procedente. Outra dica é recorrer a uma consultoria jurídica", explica o presidente.
 
 Tomadas as devidas precauções. Aproveite sua viagem, sem dores de cabeça!
 
 
Fontes:
AGÊNCIAS DE VIAGENS - CUIDADOS NA HORA DE FAZER UM PACOTE TURÍSTICO
http://www.procon.rs.gov.br/procon_nova/AGENCIAS%20DE%20VIAGENS.pdf

Cartilha  Pacotes Turísticos - PROCON/SP
http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=963

Entrevista Luiz A. Strauss de Campos - Presidente ABAV/RJ - por email
Assoc. Bras. de Agências de Viagens do Rio de Janeiro - ABAV/RJ
R. Senador Dantas, 76 sobreloja
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3231-7799 ( Contato: Juliana - Assessoria de Imprensa)

 







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