Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
RIO - Antigamente, elas eram lembradas somente quando se estava doente. Quando alguém ficava de cama, logo vinha a sugestão de se tomar uma boa sopinha. Esse estigma, no entanto, caiu. E basta a temperatura ficar mais amena para as sopas entrarem no cardápio do dia a dia de quem quer ficar saudável e esbelta.
Quando preparadas com os ingredientes corretos, elas podem, além de nutrir, ajudar a emagrecer.
- As sopas voltadas para emagrecimento são ricas em fibras, pois têm em sua base verduras e legumes. Isso faz com que a digestão seja rápida, pelo fato de o alimento já estar processado. Além disso, as fibras dão a sensação de saciedade. Você não precisa comer muito para se sentir satisfeito - afirma Vivian Goldberger, nutricionista do Emagrecentro, que montou o cardápio acima.
Nos dias quentes, elas também podem ser resfriadas, embora sejam mais adequadas para os dias frios que se aproximam. Nutricionistas afirmam que não há contraindicação, nem limite. Pode-se tomar sopa todos os dias. Mas o ideal é optar por receitas que não engordam.
- Evite fazer sopa creme, ou seja, aquelas que levam leite ou creme de leite. As sopas vendidas em saquinhos também contêm muito sódio, que favorece a retenção de líquidos. Não compre condimentos e caldos prontos que contenham gordura - alerta a nutricionista Ana Cristina Teixeira, do Equilibra Centro de Nutrição.
Durante a refeição, Vivian Goldberger orienta não ingerir outros líquidos:
- Pode tomar água ou chá antes ou depois, mas nunca durante a ingestão da sopa. Não tome sucos de frutas. A combinação ficará muito pesada.
Outra vantagem da sopa, segundo Ana Cristina, é a praticidade:
- Você pode prepará-las e congelar as porções. Na hora da refeição, é só tirá-las da geladeira e esquentar. Para as mulheres modernas, que não têm tempo para cozinhar no dia a dia, elas são muito práticas.