SÃO PAULO - Em abril, 86,3% das pessoas que compraram algum item pela internet ficaram satisfeitas, segundo constatação do índice de Confiança do e-Consumidor desenvolvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).
O número é 0,4 ponto percentual maior do que a aceitação do mês de março, quando as compras por meio da rede agradaram 85,9% dos e-consumidores, e representa o maior patamar de aprovação do ano até agora, já que, em janeiro e fevereiro, a satisfação foi de 85,87% e 85,59%, respectivamente.
"Estes números estão bem próximos dos índices de satisfação registrados nos EUA, por exemplo, onde a cultura de compras não presenciais é muito mais disseminada do que no Brasil. Este resultado positivo é uma prova de que, apesar de certa dose de alarmismo, o comércio eletrônico brasileiro é seguro e atende às expectativas dos consumidores", explica o coordenador do MIS, Djalma Andrade.
Índice
O índice de Confiança do e-consumidor está em sua 1ª edição e avalia itens como facilidade de comprar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos, qualidade do atendimento a clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.
A avaliação dos e-consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, atualmente 1.500, sendo uma no ato da compra e outra após o recebimento do produto. Para a consolidação do índice de abril, foram coletadas 420.704 pesquisas em todo o Brasil, no período de 1º de janeiro a 30 de abril de 2009.