SÃO PAULO - O advento da crise financeira mundial e, principalmente, a sua manutenção, trouxe diversas mudanças de comportamento nos consumidores brasileiros. De acordo com o levantamento feito pela LatinPanel Brasil, um dos gastos que se elevaram foi com o lazer dentro de casa.
Para se ter uma ideia, o número de lares que assinam os pacotes de TV por assinatura e internet banda larga - combinados - cresceu 140% entre janeiro e dezembro de 2008.
E mais, a penetração das assinaturas de internet banda larga apresentou incremento de 53% no mesmo período, ao passo que a quantidade de novos assinantes de TV a cabo subiu 22%.
Lar doce lar
Além do lazer, outros tipos de consumo dentro da residência também aumentaram seu potencial. Por exemplo, os gastos com bebida e alimentação em casa aumentaram 14% nos 12 meses móveis, encerrados em março de 2009. No mesmo período, as despesas com consumo fora de casa subiu apenas 10%.
"As compras para consumo nos domicílios hoje respondem pela maior parte da expansão de gastos das famílias", avalia a diretora geral da LatinPanel Brasil, Ana Claudia Fioratti.
Refeição em casa
Com o fenômeno, ganharam impulso categorias associadas ao lazer doméstico, como as vendas de sorvete que, no ano móvel terminado em março de 2009, cresceram 14%.
Já os salgadinhos, por sua vez, registraram salto de 15%, ao passo que as bebidas à base de soja, tiveram incremento de 27%.
Sobre a pesquisa
A LatinPanel, empresa de pesquisa de consumo domiciliar da América Latina, acompanha semanalmente a evolução de consumo em 8,2 mil domicílios no Brasil (90% do potencial de consumo residencial do país).