JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Preços ao consumidor têm ligeira queda na última semana de agosto

Fonte: Agência Brasil 1/9/2009

Texto enviado ao JurisWay em 01/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

 Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou em 0,20% no fechamento de agosto, variação que representa uma redução de 0,01 ponto percentual em comparação com a terceira prévia do mês. Esse resultado foi o menor desde a quarta semana de junho, período em que o IPC-S havia atingido 0,12%.
No período, o único grupo que aumentou o ritmo de alta foi alimentação, que fechou em 0,40%, influenciado pelos preços de hortaliças e legumes, que subiram em 3,35%. Mas a principal contribuição para o resultado foi do grupo habitação, que teve um decréscimo de 0,10 ponto percentual, passando para 0,34%.

Três grupos apresentaram taxas negativas e entre eles a queda mais expressiva ocorreu em vestuário (-0,98%). Em educação, leitura e recreação, a taxa passou de -0,04% para -0,01%, indicando movimento de recuperação de preços. Nesse caso, a taxa foi pressionada pelos livros em geral que estavam em baixa de 0,56% e passou para -0,23%.

O mesmo foi verificado em despesas diversas com deflação de 0,02%, puxada pelo aumento na mensalidade dos serviços de TV por assinatura (0,95%). Foram registrados ainda índices positivos, porém, abaixo da pesquisa anterior nos grupos saúde e cuidados pessoais (0,03%,  ante 0,10%) e transportes (0,21% ante 0,31%).




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados