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Por: Gladys Ferraz Magalhães
Segundo notícia, veiculada no jornal Correio Braziliense, os bancos públicos estariam analisando o mercado para lançarem, em breve, novas bandeiras de cartões de crédito.
O objetivo seria o de aumentar a concorrência no setor, diminuindo custos tanto para lojistas como para os consumidores, sendo que o BB focaria nas classes média e alta e a Caixa, no público de menor renda.
Cartões
Segundo estudo realizado por consultores da Câmara dos Deputados, os custos do cartão de crédito para o lojista podem encarecer em 1,4% os preços dos produtos para todos os consumidores.
Isso porque, uma vez que não há como diferenciar entre os que utilizam ou não o cartão, todos acabam pagando pelo custo gerado pela parcela de clientes que faz uso do instrumento.
Ainda de acordo com os consultores, ao aceitar o pagamento com cartão de crédito, o lojista recebe o valor da venda, em média, 30 dias depois, subtraído de um determinado percentual, denominado de taxa de desconto.
Este percentual varia de acordo com o porte e o segmento da empresa, ficando, em média, em torno de 3,5%, mas podendo chegar a 5%.