Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
Saulo Luz
A dificuldade para quitar uma dívida ou financiamento com antecedência foi o maior motivo de reclamações contra instituições financeiras junto a Banco Central (BC) em todo o mês de Julho, somando 332 queixas.
Segundo o BC, as reclamações revelam que muitos consumidores encontram obstáculos e lentidão por parte das empresas na hora de liquidar débitos, principalmente as relacionadas ao crédito consignado e o Crédito Direto ao Consumidor. Na opinião da técnica em defesa do consumidor do Procon-SP Ligiane Serrano Yoshitomi, antecipar a quitação de uma dívida é um direito garantido por lei. “O artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz ainda que, no caso de quitação antecipada - de dívida, total ou parcial, tem de haver abatimento proporcional no valor.”
Para desestimular ou impedir que o cliente quite uma dívida, algumas instituições financeiras impõem multas ou taxas contratuais, como a Tarifa de Liquidação Antecipada (TLA).
Foi o que aconteceu com a gerente financeira Evelin Nisterac, 28 anos,ao quitar seu carro. “Me cobraram uma tarifa de cerca deR$ 500,00 para liquidar a dívida”, conta.
Considerada abusiva e ilegal pelas entidades de defesa do consumidor,a TLA foi proibida pelo Banco Central - por meio da Resolução 3516 do BC - apenas para os contratos firmados após 6 de dezembro de 2007. No caso de contratos anteriores a essa data, a taxa é autorizada pelo BC. Caso o banco esteja cobrando a TLA para contratos novos, o consumidor pode denunciar no Banco Central (0800 979 2345).
Na opinião de Ligiane Yoshitomi, a TLA continua abusiva mesmo para os contratos anteriores à resolução. Além disso, ela argumenta que a resolução do BC não beneficiou tanto o consumidor.
“O BC proibiu a TLA, mas a mesma resolução disciplinou uma forma de cálculo (para a quitação de financiamento) que é baseada na soma do spread com a taxa Selic. Na prática, isso pode evitar que o consumidor consiga o desconto que garante o CDC”, acrescenta.