JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

TV paga: cobrança lidera número de reclamações

Fonte: Jornal da Tarde 20/8/2009

Texto enviado ao JurisWay em 26/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



A cobrança foi, em junho, o item dos serviços de TV por assinatura que atingiu o maior porcentual de reclamações no ano. Pesquisa da Teleco, consultoria de telefonia, revela que 39,9% dos assinantes no País fizeram queixas deste serviço à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“A disposição de reclamar é maior porque a cobrança mexe no bolso do cliente”, afirma Eduardo Tude, presidente da Teleco. Ele diz que é comum o consumidor, ao fechar um negócio, não entender direito o plano oferecido pela operadora. “Quando chega a conta, ele não sabe porque está sendo cobrado aquele valor.”

Fátima Lemos, assistente de direção da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), lembra que há casos de clientes que contratam um plano e são cobrados por outro. “Isso sem contar operadoras que cobram, de forma indevida, uma multa de fidelização.

O fim da cobrança pelo ponto extra da TV paga, aprovado em abril, também se refletiu nas críticas, já que as operadoras, agora, só podem taxar a instalação do ponto adicional. Alguns clientes, porém, estão sendo obrigados a pagar mensalidade pelo aluguel do decodificador. “Nada justifica isso”, afirma Fátima. O consumidor, acrescenta ela, também deve ter um abatimento automático na fatura seguinte se ocorrer uma interrupção no sinal.

O cancelamento de assinatura (7,2%), a programação (5,1%) e o bloqueio de serviço (4,4%) também tiveram, em junho, o maior porcentual de reclamações do ano. A cobrança lidera o ranking anual, com média de 32,9% do total de queixas. Fernando Taquari.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados