JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Corantes em remédios podem causar alergias em crianças

Fonte: Bom Dia Brasil 18/8/2009

Texto enviado ao JurisWay em 26/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Os corantes podem provocar, além de hiperatividade, crises de asma e rinite, dores de cabeça, náuseas e alergias na pele

Os corantes entram na composição de alimentos e medicamentos e os órgãos de defesa do consumidor querem que a presença dessas substâncias fique bem clara nas embalagens.

Eles deixam o xarope colorido, brilhante. Principalmente nos remédios de uso infantil, a indústria farmacêutica costuma adicionar corantes. Quem tem criança em casa sabe como é difícil fazer com que ela tome remédio. É para isso que existem os corantes, para o medicamento ficar mais atraente, mais bonito. Só que o corante é um produto químico que não tem nenhum efeito terapêutico e pode causar problemas à saúde.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pesquisou 51 medicamentos pediátricos e descobriu que 70% têm corantes na fórmula. De acordo com a pesquisa, são oito os tipos mais usados: quatro vermelhos, três amarelos e um azul. Eles podem provocar, além de hiperatividade, crises de asma e rinite, dores de cabeça, náuseas e alergias na pele.

“Isso pode acontecer e pode ocasionar um agravo, especialmente na hora em que um paciente doente vai usar aquela medicação”, diz a médica Ana Paula Castro.

O Idec encaminhou a pesquisa à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como uma sugestão.

“O ideal seria que toda a embalagem externa do medicamento trouxesse a informação de que aquele produto contém corante”, sugere a biomédica do Idec Mirtes Peinado.

Hoje o consumidor só fica sabendo depois de comprar o remédio e ler a bula, que está dentro da embalagem. São poucos os que dão essa indicação na caixa. Luciane Chagas, mãe de Murilo, sabe muito bem como é difícil encontrar remédios assim. Há um ano ela descobriu que corantes causam urticária no filho de 3 anos: “Já sabendo da alergia aos corantes, sempre olho a embalagem. Eu preciso pedir para o farmacêutico verificar na bula. Geralmente tem corante”.

Atualmente, a Anvisa determina que apenas os produtos que têm um dos corantes amarelos apresentem um alerta na embalagem. A Anvisa fez uma consulta pública para determinar mudanças e até o fim do ano deve publicar uma decisão.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados