JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Mangueira de gás de casa que explodiu estava vencida há mais de 10 anos

Fonte: G1 12/5/2009

Texto enviado ao JurisWay em 25/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Dona da casa está ferida em estado gravíssimo em hospital de SP.
Ela teve 80% do corpo queimado em explosão nesta segunda.

Apenas o laudo da perícia vai confirmar as causas da explosão ocorrida na manhã desta segunda-feira (11) em uma casa na Zona Sul de São Paulo, mas a hipótese mais provável é de que tenha sido provocada por um vazamento de gás. A mangueira estava fora da validade havia mais de uma década, segundo a Defesa Civil. O estado de saúde da dona da casa é gravíssimo.

A falta de atenção a um detalhe muito importante pode ter sido decisiva na explosão.                 
A validade da mangueira é cinco anos. Ela está vencida há 13 anos. O vencimento dela foi 1996”, diz o coordenador executivo da Defesa Civil, Franciso Rodrigues Martins. 

Maria Teodora Filha, de 42 anos, estava na cozinha quando o acidente aconteceu. Emerson, o filho mais novo, havia acabado de sair. “No que eu fechei o portão, que ela foi fazer o café no fogão, eu ouvi a explosão”, contou o jovem. Maria sofreu queimaduras de terceiro grau em 80% do corpo. O outro filho dela, que estava no andar de cima da casa quando o teto desabou, teve ferimentos leves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, praticamente todos os acidentes com gás de cozinha ocorrem por descuido ou erros no manuseio do botijão e mesmo do fogão. Por isso, alguns cuidados são muito importantes. O botijão precisa ter selo, lacre de segurança e não pode estar amassado. Na hora da troca, a válvula deve estar sempre fechada.

Para ter certeza de que não há vazamento, a dica é passar uma esponja com detergente em volta da válvula. "Se houver algum vazamento, nós veremos a formação de bolhas", explica o tenente Miguel Jodas, porta-voz do Corpo de Bombeiros. A mangueira precisa ter selo de certificação e validade. Se o prazo estiver vencido, ela resseca e podem aparecer rachaduras.

O laudo da perícia sobre a causa do acidente deve ser concluído em 30 dias. A casa atingida pela explosão foi interditada. Os filhos de Maria, que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Tatuapé, vão ficar temporariamente na casa de parentes.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados