JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Juro deve cair mais um ponto

Fonte: Diário Catarinense 27/4/2009

Texto enviado ao JurisWay em 24/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


É grande a expectativa do mercado brasileiro com a definição da taxa básica de juros (Selic), decisão que será tomada nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Econômica do Banco Central (Copom) do Banco Central.

Todos esperam que o governo volte a reduzir os juros. A expectativa predominante no mercado é a de que a taxa Selic seja reduzida de 11,25% para 10,25% anuais. Para a Bolsa de Valores, o processo de redução da taxa de juros pode estimular os investidores a se arriscarem mais, comprando ações.

– Frente ao acúmulo de medidas de estímulo fiscal anunciadas no período recente, que culminou com a redução das metas de superávit primário para este e para os próximos anos, acreditamos que o BC deva decidir por uma desaceleração no ritmo de flexibilização da política monetária neste mês – afirma, Maristella Ansanelli, economista-chefe do banco Fibra.

– Reduzimos nossa expectativa de um corte de 1,5 ponto na Selic nesta reunião do Copom para um corte de somente 1 ponto. Para o final do ano, mantemos a expectativa de Selic a 8,75% – completa.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, porém, voltou a advertir para o excesso de otimismo. Segundo ele, ainda não há sinais suficientes de retomada da economia brasileira, apesar dos indicadores positivos de alguns setores.

– Devemos esperar mais sinais para falar em recuperação. É cedo dizer que o trabalho está pronto.

O Brasil, segundo ele, deverá voltar ao crescimento antes de várias outros países, porque sua economia está resistente e medidas estão sendo tomadas para estimular a atividade.

EUA divulgam a primeira prévia do PIB do ano

Mas não se arriscou a dizer se a América Latina, incluído o Brasil, já está batendo no fundo, como havia dito na véspera o diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, o ex-ministro chileno Nicolás Eyzaguirre.

Também na quarta-feira, o comitê do banco central dos EUA deve mexer nos juros, mas a taxa básica do país está em seu piso, oscilando em uma faixa que vai de 0% a 0,25% ao ano. No mesmo dia, haverá um outro evento de grande repercussão: será conhecida a primeira prévia do PIB dos EUA. A expectativa é a de que a economia norte-americana tenha sofrido retração em torno de 4,7% no primeiro trimestre do ano.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados