JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Congresso quer criar lista nacional de bons pagadores

Fonte: G1 / Bom Dia Brasil 14/4/2009

Texto enviado ao JurisWay em 21/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Promessa é de juros mais baixos nos bancos para quem paga em dia.

Os juros de banco são altos porque existem maus pagadores. Gente que deve e continua devendo. Por isso o dinheiro custa mais caro. Os bons pagadores acabam pagando pelos maus. Uma das soluções é criar uma lista de bons pagadores.

Quem tem o nome limpo na praça agora seria reconhecido. E os juros cairiam para quem paga as contas em dia.

É tanta conta para pagar. “Eu, felizmente, tenho conseguido segurar um pouco a onda, mas realmente é difícil. Se não for bem controlado você se perde”, comenta o administrador de empresas Agop Tchilian.

Os credores não perdoam. Bastam alguns deslizes nas finanças para cair no cadastro de inadimplentes. Uma lista cada vez maior. Em março, o número de devedores subiu mais de 22% em relação ao mês anterior.

“Às vezes ligamos para o cliente, avisamos que o cheque voltou, não reapresentarmos, tentando receber, mas esses últimos tempos têm sido difíceis, viu?”, confirma a empresária Vera Peixe.

Culpa da crise econômica. “O desemprego complicou a vida do consumidor na hora de honrar os seus compromissos”, diz o assessor econômico Carlos Henrique de Almeida.

A inadimplência prejudica até quem acerta as contas em dia. Os bancos alegam que não dá para diferenciar o bom do mau pagador. Essa é a desculpa para dificultar os financiamentos e cobrar juros altos na hora de emprestar dinheiro para qualquer cliente.

A promessa de valorizar quem tem controle financeiro é antiga. Agora o Congresso pode criar a lista de bons pagadores. Pessoas e empresas que quitam tudo direitinho teriam uma recompensa: juros menores na hora de pegar um empréstimo.

“Eu acho que é importante e válido o fato de você ser um bom pagador e poder ter um privilégio por manter as suas contas em dia, de ser uma pessoa organizada, no momento em que você precisa de um crédito”, comenta a advogada Mariana Kreimer Melucci.

O governo quer que os bancos reduzam o spread - a diferença entre a taxa paga para captar dinheiro e a que é cobrada dos clientes na hora de liberar um empréstimo. Mas, para o ex-diretor do Banco Central Carlos Eduardo de Freitas a lista de bons pagadores não é solução imediata nem mágica.

“Permitirá aos bancos uma maior distinção entre os seus tomadores de recursos cobrando menos daqueles que apresentam menor risco e dos que apresentam maior risco, possivelmente cobrando até mais”, acredita Carlos Eduardo de Freitas.

O governo quer a lista de bons pagadores. Também acha que com ela os bancos vão baixar os juros. O problema é que as taxas podem não cair assim tão rapidamente apenas por causa da lista.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados