Saiba como a acupuntura pode ser uma poderosa aliada no controle da dor de cabeça.
Uma vez por semana. Essa tem sido a frequência com que a dona-de-casa Ilma Chaves, de 68 anos, vai à sessão de acupuntura. Por causa de um problema na coluna cervical, as dores de cabeça passaram a ficar mais intensas.
Ilma começou o tratamento com as “temíveis” agulhas há um mês e meio, e a melhora já foi bem significativa. “Já me sinto melhor. Eu saio das sessões ótima para todas as minhas atividades. Através da acupuntura, eu saio relaxada, sem estresse, porque, realmente, a dor de cabeça tira a gente do prumo”, conta a dona-de-casa. “Antes da acupuntura, eu tomava analgésicos, vários analgésicos”, recorda ela.
E quem é que nunca contou com os analgésicos? Um estudo feito recentemente pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, revelou que a acupuntura realmente funciona melhor do que os analgésicos para reduzir a tão incômoda dor de cabeça. Dos 4 mil pacientes avaliados pelos pesquisadores, 62%, ou seja, quase 2,5 mil deles, apresentaram alívio.
O médico acupunturista Francisco Villela explica por que o tratamento diminui as crises: “A dor de cabeça, normalmente, é uma dor localizada. Então, se ela está localizada, naquela região há uma contração, um obstáculo para que as coisas não circulem ali. A acupuntura promove um relaxamento daquela região. E fazendo essa circulação, esse relaxamento, você vai fazer com que a dor de cabeça seja atenuada.”
Para que o problema perturbe cada vez menos, Villela acrescenta que é preciso ter atenção e tomar outros cuidados. “A gente vai avaliar a dieta do ser humano, se ele está estressado e quais são as condições de vida dele. Então, a gente pretende sempre dar uma harmonização, um relaxamento a esse paciente, mas também uma orientação dietética. Isso vai complementar esse tratamento”, explica o médico acupunturista,