Quais as causas da dor de cabeça e como evitar o incômodo? Veja uma reportagem sobre algumas das causas da enxaqueca.
Estima-se que, ao longo da vida, 93% dos homens e 99% das mulheres se queixam de dor de cabeça. De cada 100 homens, 76 enfrentam o incômodo pelo menos uma vez por mês. Entre as mulheres, o número é um pouco menor. Mesmo assim, em um período de 30 dias, 57 de cada 100 mulheres também têm o problema.
Os médicos dizem que as dores de cabeça nem sempre são sintomas de um problema grave. Às vezes são apenas sinais de fadiga, tensão, ansiedade. É a enxaqueca.
A auxiliar de secretária Margarete Henriques Barbosa sofre do problema. Esta semana, durante uma consulta, ela descobriu que foi por causa do uso exagerado de analgésicos.
“Eu tomava quatro vezes, cinco vezes por semana e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Quando vinha a enxaqueca mesmo, eu chegava a parar na emergência. Nenhum remédio que eu tomasse melhorava a dor de cabeça”, conta Margarete.
A alimentação também pode causar enxaqueca. A nutricionista Laura Breves diz que produtos que alteram o calibre dos vasos cerebrais podem desencadear a dor de cabeça. “Os campeões são as bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto, por causa dos taninos. Outra coisa é a questão da cafeína e de todos os alimentos que são ricos em cafeína, como o café, o chocolate, alguns refrigerantes, o chá preto e o mate”, enumera a nutricionista.
Dormir bem e se alimentar direito, de três em três ou de quatro em quatro horas, podem reduzir a incidência de enxaqueca. “Deve se comer mais frutas, evitar os doces e adoçantes e, principalmente, evitar coisas com muito condimento e muita fritura”, orienta Laura.