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 Defesa do Consumidor
 

Reavaliação de agrotóxicos: 10 anos de proteção a população

Fonte: Infomoney 3/4/2009

Texto enviado ao JurisWay em 21/08/2009.

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Por: Gladys Ferraz Magalhães


SÃO PAULO - Em uma escala de zero a 10, o sistema de consórcios recebeu nota 7,69, quando avaliado como um investimento que ajuda as pessoas a planejar o futuro, ficando atrás somente dos imóveis, cuja nota foi de 9,37.

O dado faz parte de um estudo solicitado pela Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) à Quorum Brasil, intitulado Estudo de Cenários e Oportunidades, sobre os participantes e potenciais clientes do setor.

As notas foram dadas por não participantes de consórcios, que ainda avaliaram outras formas de investimentos quanto à capacidade de auxiliar no planejamento futuro, atribuindo a estas as seguintes notas: previdência privada (7,59), aplicação financeira (7,06), poupança (7,05) e ações (6,35).

Quando avaliado por quem já faz parte de um grupo de consórcio, o setor recebeu nota 8.67.

Prós e contras
O levantamento apurou também como o sistema é compreendido tanto por clientes quanto por não clientes. De modo geral, a principal associação que as pessoas fazem com a palavra consórcios é de um investimento em longo prazo, que teve 23% das respostas.

Em seguida, é visto como uma forma de adquirir um automóvel (13%) ou de conseguir o futuro imóvel (9%). Facilidade para adquirir um bem (7%), poupança a longo prazo (6%), obtenção de bens a longo prazo (5%) e modo de adquirir bens (4%) foram outras visões que os entrevistados têm do sistema; por fim, é considerado como forma de comprar parcelado, sem ter o dinheiro na hora, citação de 3% dos ouvidos.

Por outro lado, cerca de 17% de potenciais clientes e 5% de clientes têm avaliações negativas do sistema. Na média, entre consumidores e não consumidores, a demora em ter o bem foi citada por 5% das pessoas ouvidas; muitas prestações e sinônimo de dor de cabeça receberam, cada uma, 3% das menções.

Decepção pela demora da entrega do bem, falta de transparência e de comprometimento também mereceram a lembrança do consumidor, com 1% das citações cada. A Abac lembra que as respostas foram espontâneas, sendo que eles só divulgaram aquelas com grande número de menções.





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